Estudantes da Brown University participam de encontro no ministério para conhecer as principais políticas ambientais do Brasil.
Por Marta Moraes – Editor Marco Moreira
Vinte estudantes de mestrado da Brown University (Providence/EUA), num convênio com a Fundação Dom Cabral, estiveram nesta terça-feira (18/08), no Ministério do Meio Ambiente (MMA) para conhecer as principais políticas ambientais do Brasil, numa iniciativa pioneira da fundação com a Secretaria Executiva do MMA (SECEX).
Durante a visita técnica, os alunos assistiram apresentações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR); o Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa); a crise hídrica e os caminhos encontrados pelo Brasil para enfrentá-la; o desmatamento no País; as estratégias para o desenvolvimento de novos instrumentos de gestão ambiental; e a Política Nacional sobre Mudança do Clima; entre outros temas.
DESINFORMAÇÃO
Para o secretário executivo do MMA, Francisco Gaetani, que fez a abertura do encontro, essa é uma ação de educação e de comunicação, pois projeta as iniciativas do MMA no exterior, mostrando o papel das políticas ambientais brasileiras. “O grau de desinformação é muito grande”, ressaltou. “Esse grupo de estudantes é uma elite, pois são mestrandos representantes de vários países. Além da divulgação das nossas ações, temos a oportunidade de mostrar que a vida aqui no Brasil vai muito além do que eles lêem nos jornais internacionais.
A Brown University, localizada na histórica cidade de Providence, no menor estado Americano – Rhode Island –, e fundada em 1764, é a sétima faculdade mais antiga dos Estados Unidos. É integrante da Ivy League (o grupo das oito instituições de ensino superior mais prestigiadas do país) e tem uma comunidade bastante diversificada, composta por cerca de 6.200 alunos de graduação, 2.000 de pós-graduação e 490 estudantes de medicina.
A Fundação Dom Cabral (FDC) foi criada em Belo Horizonte em 1976, como instituição autônoma e sem fins lucrativos. É comprometida com a excelência na educação executiva e exerce suas atividades no Brasil e no exterior, muitas vezes em cooperação com instituições locais, por meio da sua rede de alianças internacionais.