Estudo projeta número de viagens que serão realizadas por visitantes brasileiros e
estrangeiros nas cidades-sede do evento

Os 600 mil turistas estrangeiros que virão ao Brasil no mês da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014 vão realizar quase 2 milhões de viagens pelas cidades-sede.  Já os 3 milhões de brasileiros que circularão pelo país, farão 6 milhões de viagens pelos  12 municípios. As estimativas de fluxo de turistas durante o evento foram divulgadas, nesta quinta-feira (14), em palestra no Núcleo de Conhecimento do Salão do Turismo, no Anhembi, em São Paulo.
A cidade que deverá receber o maior número de estrangeiros é o Rio de Janeiro, com 413 mil. Em segundo lugar, aparece São Paulo, com 258 mil, seguida de Brasília, com 207 mil. Entre os turistas brasileiros, o destino preferido é São Paulo, com 1,2 milhões de visitas. Depois, aparece o Rio de Janeiro, com 840 mil, e Fortaleza, com 564 mil.
A pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), encomendada pelo Ministério do Turismo, revela o total de visitas de estrangeiros e brasileiros que as cidades-sede receberão por jogo.  Somando os resultados das doze cidades serão 341,4 mil turistas internacionais e 1 milhão de nacionais por partida de futebol.
“O estudo foi realizado com base em pesquisas que realizamos com o público da Copa do Mundo da África do Sul, em 2010 e a movimentação do turista brasileiro”, explicou o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes.

 

ASCOM

 

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
imprensa@turismo.gov.br
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo