Agência da ONU sugere que aumento de banda larga aumentará congestionamento das redes móveis.

Ação urgente

Ação urgente

Pedro Nakano, da Rádio ONU em Nova York.*


O secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações, UIT, Hamadoun Touré, afirmou que os países precisam de uma ação urgente para apoiar o crescimento da telefonia móvel de “banda larga”.

Para o representante da UIT, o aumento dos serviços e a transferência de dados serão necessários no combate aos engarrafamentos de rede. O alerta foi feito em comunicado da agência na sexta-feira.

Capacidade de Informação

Usuários de smartphones consomem, em média, cinco vezes mais capacidade de informação do que usuários de celulares comuns. Com o crescimento do número de smartphones, estima-se que serão quase 2 bilhões até 2015.

Touré disse que apesar dos investimentos de bilhões de dólares das operadoras de telefonia móvel, em algumas cidades como São Francisco, Nova York e Londres, os usuários ainda se frustram com problemas na rede.

Um relatório da Comissão de Banda Larga para o Desenvolvimento Digital entregue ao Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, recomendou aos países a construção de uma rede dinâmica de banda larga.

A difusão das redes de telefonia móvel, segundo a UIT, é uma ferramenta chave para o desenvolvimento.

*Apresentação: Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.