Desde que foi lançada, em 2009, a campanha do Ministério do Meio Ambiente Saco é um Saco tem influenciado iniciativas e ampliado o debate sobre a redução do uso de sacolas plásticas pela população brasileira. Resultado dessa mobilização é a campanha municipal Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, de Americana (SP), que conseguiu reduzir o consumo de 24 milhões de sacolas plásticas em dois meses. Os números são da Associação Paulista de Supermercados.
Para a coordenadora técnica da Saco é um Saco, Fernanda Daltro, a campanha do MMA iniciou o debate nacional sobre a temática. “E esta campanha de Americana é uma entre muitas de iniciativas locais para tratar a questão. É uma campanha bem-sucedida, contando com apoio do comércio e dos moradores da região”, avalia.
Mais de cinco bilhões de sacolas plásticas já deixaram de ser consumidas desde o início da campanha Saco é um Saco. O envolvimento da população superou a expectativa. A meta de reduzir em 10% o consumo de sacolas foi batida. O resultado da mobilização é a redução de 33% de sacolas.
fonte: ASCOM