06ECO-4a-25larg-cPreocupação com os recursos naturais e impacto ambiental de suas atividades promovem busca constante por soluções inovadoras

Em recente pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral, referência na educação executiva, levantou-se a grande preocupação com o tema sustentabilidade dentre as mais de 400 empresas pesquisadas. Destas, 78% delas afirmaram ter preocupação com o tema como uma estratégia de negócio. Mesmo com este alto índice, apenas 36% delas possuem ações concretas na área. Dentro deste universo, a Neodent, desde sua concepção, em 1993, baseia seu desenvolvimento e crescimento de forma sustentável, preocupando-se tanto com colaboradores, quanto com a comunidade onde está inserida, meio ambiente e segmento em que atua.

 

Mediante pesquisa e análise dentro da linha de produção e desenvolvimento da Neodent, a mais recente ação desta diretriz foi a mudança no formato de entrega das IFUs – Instructions for Use. Sempre dentro das normativas dos órgãos regulares do setor, as IFUs passaram por uma remodelagem física e virtual. Nas linhas possíveis perante a legislação, as IFUs foram substituídas por versões eletrônicas em um site próprio, com acesso mediante ao código da instrução de uso do produto. Mesmo as instruções impressas, passaram de 20 a 26 páginas, para versões mais compactas, com cerca de 8 páginas. O benefício com as alterações foi a redução de aproximadamente 7 milhões de folhas, além da economia de impressão e grampo para fixação.

 

Já na questão de inserção da indústria na sociedade onde atua, desde a instalação da fábrica na Cidade Industrial de Curitiba (PR) ações como preservação do bosque, irrigação controlada e reaproveitamento de água para usos não potáveis estão sempre em desenvolvimento. Destaque neste contexto para a Estação de Tratamento de Efluentes da fábrica Neodent. Moderna e eficiente, o resultado vai além do exigido pelos órgãos reguladores, promovendo o descarte da água na fábrica livre de cromo, baixos índices de DBO, DQO, surfactantes e na temperatura ideal para preservação da flora e fauna local. Este é um setor que particularmente orgulha a instituição, uma vez que sua eficiência está na casa dos 98%, índice de êxito igual ao atribuído aos seus produtos, implantes dentários.

 

Projetos menores, porém de grande importância para a sustentabilidade como um todo, podem ser notados em todos os setores da Neodent. Repasse de papel e papelão para reciclagem, doação de material em vidro para instituições específicas e utilização de geradores próprios de energia em horário de alto consumo são exemplos da preocupação da instituição com seu impacto no meio em que atua. Dentre estas ações, muitas vezes onerosas, se avaliadas financeiramente, o benefício social e ambiental é o principal índice de eficiência destes projetos.

 

Neodent

Criada em 1993, a Neodent é uma empresa brasileira que entrega ao mercado odontológico implantes, soluções protéticas e instrumentais cirúrgicos. Com sede industrial e comercial em Curitiba (PR), a companhia conta com 22 unidades no Brasil, 4 no exterior e está em pleno processo de expansão internacional. Fundada pelo Dr. Geninho Thomé, atual CEO e Diretor Científico da Neodent, e pela Dra. Clemilda Thomé, atual Conselheira da Neodent e Diretora do Instituto Latino-Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (ILAPEO), a empresa nasceu para difundir a implantodontia no Brasil, bem como torná-la mais acessível aos brasileiros sem perder o alto padrão de qualidade dos implantes importados, que na década de 1990 eram comercializados sob alto custo no país. O posicionamento institucional da Neodent está alicerçado na qualidade dos produtos e do relacionamento com os seus stakeholders, investimento contínuo em inovação e tecnologia, compromisso com a entrega de serviços de excelência e o orgulho de ser uma empresa genuinamente brasileira.