jeronimoSecretário-geral da Fifa conheceu o estádio que recebeu evento-teste no último sábado (15)

Na manhã desta terça-feira, o secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke, o secretáro-executivo do Comitê Organizador Local (COL), Luis Fernandes, e o presidente do Internacional, Giovanni Luigi, estiveram no Estádio Beira-Rio. O local, que recebeu um evento-teste no último sábado (15), com a partida entre Internacional e Caxias do Sul, pelo Campeonato Gaúcho, foi descrito como “muito bonito” pelo secretário-geral da Fifa, enquanto caminhava pelo gramado.

A coletiva marcada para hoje foi cancelada após o encontro ocorrido na última segunda-feira (17) envolvendo Jerôme Valcke, o presidente do Internacional e representantes dos governo estadual e municipal. A reunião serviu, também, para a definição sobre quem vai arcar com o custo das estruturas temporárias, estimadas em R$ 30 milhões. O Inter aceita liberar o Ginásio Gigantinho, mas não pretende pagar o custo da obra. A definição sobre o impasse vai acontecer na próxima quinta-feira (20), quando a presidente Dilma Rousseff fará uma visita ao Beira-Rio.

O presidente da comissão de obras do Beira-Rio e diretor de patrimônio do Inter, Max Carlomagno, afirmou que Valcke ficou satisfeito com o que viu em Porto Alegre, mesmo com a indefinição sobre as estruturas temporárias.

“Foi uma visita que estava dentro do planejamento, ele (Valcke) achou o estádio espetacular e ficou muito satisfeito. Ficou curioso sobre algumas coisas, sobre como aproveitamos o concreto original, e fizemos uma apresentação para mostrar em que estágio está a obra. Perguntou sobre o teste de sábado, mostramos que precisamos melhorar o acesso, o entorno, tecnologia da informação e comunicação”, completou o dirigente.

O Beira-Rio vai receber cinco jogos na Copa do Mundo: Austrália x Holanda; França x Honduras; Nigéria x Argentina e Coréia do Sul x Argélia. O estádio também vai receber uma partida das oitavas de final.