01. Responsabilidade Socioambiental
A Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento do Paraná – ABTD/PR, promove a II Edição do Congresso Nacional de Responsabilidade Socioambiental, que será realizado de 20 a 22 de outubro de 2009, no Centro de Eventos – CIETEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná em Curitiba-PR. O evento tem por objetivo propiciar um ambiente de interação e disseminação das ações práticas e conceitos das organizações sobre a Responsabilidade Social e Ambiental, incentivando o desenvolvimento de projetos e atividades empresariais com foco na Sustentabilidade, sejam essas atividades para a sociedade como um todo, ou apenas para a comunidade ao redor da organização. Informações: www.abtdpr.com.br
02. Mostra Nacional Ambiental
Entre os dias 06 e 10 de outubro ocorre na sede do Ibama, em Brasília, a I Mostra Nacional Ambiental – Caminhos da Sustentabilidade. Estão previstas várias atrações para entreter, informar e educar o público participante. Por meio de interatividade, durante cinco dias, entidades públicas e privadas apresentarão trabalhos realizados em prol do desenvolvimento sustentável do país. A mostra é realizada também em comemoração aos 20 anos de criação do Ibama.
03. Buscador Ecológico
A TI Verde chegou aos buscadores. Lançado em agosto, o eco4planet é um mecanismo de busca “ecológico”, baseado na Google Custom Search, a ferramenta do portal que permite a personalização da busca. Os criadores do site prometem plantar uma árvore a cada 50 mil buscas realizadas por meio do eco4planet. A página inicial apresenta um contador das pesquisas, e o blog do buscador mostra fotos de cada muda plantada desde o início da campanha.
04. Cana-de-açúcar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou um plano que proíbe o cultivo de cana-de-açúcar em áreas que ainda preservam sua vegetação nativa, como Amazônia e Pantanal, assim como em reservas ambientais e indígenas e em todas as áreas de importância ecológica. A iniciativa, transformada em projeto de lei enviado ao Congresso, proíbe o cultivo da cana e a instalação de fábricas de etanol em 81,5% de todo o território nacional, já que garante a proteção de três grandes ecossistemas: Amazônia, Pantanal e a Bacia do Alto Paraguai.
05. O Livro de Ouro da Amazônia
A Amazônia é mais falada que conhecida, mais discutida que vivida, mais mito que realidade. Em cinco séculos dizimamos 96% dos índios e 20% da floresta. Ricamente ilustrado, “O Livro de Ouro da Amazônia” (Ediouro, 2006) oferece argumentos de sobra para mudar este cenário. Em edição revista e ampliada, João Meirelles mostra os aspectos geográfico, histórico, político e ambiental desse bem que é de todos nós. Uma obra linda, emocionante e dramática, resultado de vinte anos de pesquisa.
06. ABAV 2009
A ABAV 2009 – FEIRA DAS AMÉRICAS, que acontece entre os dias 21 e 23 de outubro, no Riocentro (RJ), já tem inscrições abertas e novidades no sistema de credenciamento, que ficou mais personalizado e seguro e já está disponível por meio do site www.feiradasamericas.com.br.
07. Viracopos
Técnicos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da prefeitura de Campinas (SP) vão analisar os termos de retificação do plano de expansão do Aeroporto Internacional de Viracopos. As modificações serão necessárias para preservar áreas de mananciais e cerrado, e diminuir impactos nas áreas de ruídos. O anúncio foi feito pelo presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, e pelo prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT). Eles informaram que será feita uma mudança do zoneamento em áreas do entorno do aeroporto, com o objetivo de que, com a área de vocação aeroportuária valorizada, moradores possam comercializar seus terrenos a empresas.
08. Créditos de Carbono
Propelido pela proximidade da COP-15 -conferência da ONU sobre mudanças climáticas na Dinamarca em dezembro- e por um recente comunicado da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) a respeito do assunto, o mercado financeiro brasileiro se aproxima cada vez mais dos créditos de carbono. No último dia 24, foi apresentado em São Paulo o Fundo Itaú Índice de Carbono. O rendimento será baseado na variação do BGCI (Barclays Capital Global Carbon Index), indicador mundial que monitora o desempenho dos créditos de carbono-certificados que atestam a redução da emissão de gases do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global.
09. Conservação da Amazônia
A implementação efetiva das unidades de conservação da Amazônia, as já existentes ou em elaboração, podem render ao Brasil cerca de 40 bilhões de dólares e evitar que 4,8 bilhões de toneladas de carbono sejam lançadas na atmosfera. Esta é a conclusão do estudo lançado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), em parceria com a não-governamental WWF e a Universidade Federal de Minas Gerais, durante o 6º Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, realizado em Curitiba.
10. Desmatamento
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou desmatamento de 498 km² da floresta amazônica no mês de agosto. A área equivale a cerca de um terço do município de São Paulo. Deste total, 301 km² foram registrados no Pará, 105 km² no Mato Grosso e 51 km² em Rondônia. Somado, o desmatamento nos outros estados da Amazônia não passou de 41 km². O bom tempo ajudou na observação via satélite, pois apenas 17% da região estava coberta por nuvens.
11. Carvoaria ilegal
Para combater o desmatamento do Cerrado, que já teve cerca de 48% de sua cobertura vegetal original destruída, foi desmontada mais uma carvoaria ilegal, na Fazenda Buritizal, região de Cristalina (GO), a cerca de 100 km de Brasília. A operação, realizada pelo Ibama, MMA e Polícia Militar Ambiental de Goiás, destruiu 19 fornos que utilizavam vegetação nativa do bioma, e contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e do assessor especial do MMA, José Maurício de Brito Padrone. A ação foi organizada pelo coordenador de operações do Ibama, Roberto Cabral, e contou com o apoio de vinte e dois policiais ambientais.