Com a instalação dos painéis o Senac irá produzir entre 30% e 40 % da energia consumida na unidade.
Com 228 placas de energia fotovoltaica instaladas no telhado, a nova unidade de educação profissional do Senac, no Bairro Portão, em Curitiba será a maior planta de energia solar do estado. A nova unidade será inaugurada no dia 29 de julho e aberta ao público no início da semana seguinte.
Com a instalação dos painéis o Senac irá produzir entre 30% e 40 % da energia consumida na unidade. “O que não for utilizado dentro do mês gerará créditos com a Copel. Acreditamos que em menos de sete anos iremos recuperar o valor investido nesse sistema”, explica um dos arquitetos do Senac responsáveis pela obra, André Leite.
Esse tipo de energia, a fotovoltaica, é vista como uma tecnologia de energia limpa e sustentável e vem conquistando cada vez mais espaço. Com mais de 178 GW instalados globalmente no final de 2014, a Energia Solar teve um ano de crescimento. “Quando estávamos pensando em instalar as placas precisamos pesquisar sobre o sistema e acabamos descobrindo que Curitiba é melhor para a captação da energia fotovoltaica do que a Bahia. As placas entram em fadiga com muito sol, porque elas têm um limite de armazenamento, e o fato de Curitiba ser uma cidade quase sempre nublada nos favoreceu”, destaca o arquiteto.
A unidade
A instalação das placas foi um dos determinantes para que a obra recebesse o certifica Leed Platinun – o selo da construção sustentável. A nova escola do Senac terá três mil m² destinados a cursos nas áreas de gestão, comunicação, informática e saúde, além de biblioteca e auditório, com capacidade de atendimento diário de 1914 alunos.
“Essa obra é multifuncional: ela se adapta às demandas da comunidade. Pode ser configurada de diversas maneiras; é uma construção de vida longa, inteligente e funcional. Foi pensada do início ao fim para gerar o máximo de comodidade para nossos alunos”, contou o arquiteto do Senac, Eduardo Almeida Pereira.
Fonte: Redação do Paranashop