O mutirão da Operação Cidadania Xingu realizou 66 mil atendimentos nos municípios Altamira, Brasil Novo Medicilândia, no Pará, os primeiros a receber os agentes governamentais que estão em campo trabalhando na iniciativa que busca o desenvolvimento sustentável da região do entorno da usina hidrelétrica de Belo Monte. Nesta quinta e sexta-feira (18 e 19/8) é a vez dos moradores de Placas, que possui 24 mil habitantes. Serão prestados serviços de saúde, educação, produção sustentável, entre outros.

Segundo balanço da coordenação dos mutirões, os serviços mais procurados nos três primeiros municípios foram de saúde e de emissão de documentos. O diretor de Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Guilherme, disse que o índice de atendimento superou a expectativa. “Nossa meta era atingir 10% do número da população. Em Altamira, por exemplo, foram mais de 50 mil atendimentos, o que representa metade da população do município”, comemorou.

O mutirão marca a integração de políticas de mais de 30 instituições federais, estaduais e municipais para levar cidadania e inclusão social e fomentar o desenvolvimento sustentável nos onze municípios da área de abrangência da usina de Belo Monte e do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS).

 

fonte: ASCOM