A África do Sul quer estreitar relações comerciais e diplomáticas com o Brasil e atrair mais turistas. Em outubro, embaixada promoverá semana sul-africana em Brasília
rasília, DF – Brasília terá a chance de conhecer uma saborosa amostra da África do Sul. Gastronomia, música e danças típicas sul-africanas estarão em exposição na cidade, entre 18 e 22 de outubro. A Semana da África do Sul terá ainda exposição de fotos, objetos de arte e artesanato e apresentações sobre o potencial de negócios entre o Brasil e o país africano.
O embaixador do país em Brasília, Bangumzi Sifingo, reuniu-se na tarde desta quinta-feira, com o ministro do Turismo, Pedro Novais, e fez pessoalmente o convite para a South African Week. “Queremos estreitar nossas relações, por meio do fortalecimento do turismo, do comércio e relações de negócios entre a África do Sul e o Brasil. Vamos também mostrar nossa rica e diversificada cultura”, afirmou o embaixador. O ministro garantiu apoio ao evento.
Falando de negócios– A programação inclui ainda o Seminário e Workshop de Comércio, Investimento e Turismo, em 18 de outubro, que será realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (MDIC), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Apex e do Consulado do Comércio sul-africano, em São Paulo. O objetivo é criar uma maior consciência sobre o comércio e oportunidades de investimentos na África do Sul e para que as empresas brasileiras e sul-africanas possam compartilhar suas experiências, tanto aqui como lá.
De 19 a 22 de outubro, vai acontecer a Exposição de Comércio e Negócios, com produtos sul-africanos, como vinhos, bebidas, especiarias, entre outros. A Semana Gastronômica será promovida em parceria com o Hotel Mélia e o Restaurante Bottarga. Durante todo o período, os hóspedes do hotel terão a oportunidade de conhecer os temperos da cozinha sul-africana que, assim como no Brasil, é resultado de diversas influências.
Outros assuntos– Durante a reunião, embaixador e ministro trataram de outras questões, como o acordo de cooperação técnica entre os dois países, que deve ser assinado durante a realização do Fórum de Cooperação Índia, Brasil e África do Sul, que acontecerá em outubro, em Joanesburgo.
Uma boa notícia para os dois países é que a South African Airways estuda diversificar e ampliar o número de voos entre o Brasil e cidades sul-africanas. Hoje, há ligações apenas entre São Paulo e Joanesburgo. A intenção da empresa é que o Rio de Janeiro passe a contar com voos diretos para a Cidade do Cabo.
ASCOM
Fonte: Ministério do turismo