DryUpLavagem convencional do automóvel, utilizando mangueira, por meia hora, pode gastar cerca de 560 litros de água 

Já na lavagem ecológica a economia de água por lavagem pode chegar a 300 litros, além de ser uma técnica que auxilia na proteção da pintura do automóvel, evita riscos, aumenta o brilho da lataria e o mantem limpo por mais tempo

A cada dia a conscientização do consumo de água tem se tornado mais importante, principalmente em uma época que o volume de precipitação é reduzido e a perspectiva para a chegada da chuva continua baixa. Um levantamento realizado para o Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, lançado pela Agência Nacional de Águas (ANA), revela que o Brasil corre o risco de chegar em 2015 com problemas de abastecimento de água em mais da metade dos munícipios.

Dados como esse comprovam como é importante conscientizar as pessoas quanto ao uso adequado do recurso hídrico em atividades diárias, inclusive ao lavar o carro, tarefa que pode gastar cerca de 560 litros, em até meia hora ao usar a mangueira.

Neste quesito, a DryUp, especializada em lavagem ecológica, se destaca por ser referência em qualidade de serviços, mas também em economia de recursos hídricos.

Prova disso é que a DryUp Automotivo, franquia de lavagem ecológica de carro com 23 unidades em todo o território nacional, economiza mensalmente cerca de 3 milhões de litros de água para uso. Isso porque cada automóvel lavado pelo sistema de limpeza ecológica corresponde a uma economia de 300 a 500 litros de água.

Por dia cada indivíduo gasta em média 5 mil litros de água, em suas diferentes atividades, bens e serviços. Tendo por base esse gasto, por ano esse número chega a 1 milhão e 24 mil litros. Por isso, a importância de economizar em qualquer que seja a atividade, por exemplo, se a lavagem com mangueira consome cerca de 500 litros de água, em um lava-rápido essa quantidade é de 35 litros, já a lavagem ecológica requer de 250 a 200 ml do recurso hídrico.

“Nós, da DryUp, temos trabalhado o conceito do uso sustentável da água desde 2006, pois sabemos da importância deste recurso na vida das pessoas. Além de economizar recurso hídrico na lavagem de carros, os produtos usados pela empresa são biodegradáveis e também auxiliam na diminuição do consumo de água. Por ano essa economia chega a 30 milhões de litros”, explica o sócio fundador da empresa, Guilherme Gmeiner.

Entenda a lavagem

Geralmente quando se fala em lavagem ecológica, antes conhecida como a seco, o pensamento que vem à cabeça é que o processo possa riscar a pintura do carro. Porém, essa técnica de limpeza evoluiu, assim como os materiais usados no processo.

O produto utilizado é líquido, que usa cerca de 200 ml de água – o equivalente a um copo -, e é espalhado na lataria do carro. A sujeira então é amolecida, criando um tipo de invólucro que ao ser retirado com panos biodegradáveis forma uma espécie de película que protege a pintura do automóvel.

Esse tipo de lavagem, que usa uma cera especial, também aumenta o brilho da lataria, evita riscos e, ainda, protege contra os raios de sol, sendo recomendada a cada três meses. No caso da higienização do interior, a DryUp indica que seja feita a cada seis meses, pois auxilia na eliminação de bactérias e fungos dentro do carro, evitando a rápida proliferação estimulada por ambientes fechados.

“Um exemplo de como a lavagem ecológica é eficaz é que após a limpeza, caso o carro tome chuva, a lataria fica impermeabilizada, evitando que a sujeira grude facilmente. Além disso, esse tipo de limpeza dura o dobro de tempo quando comparada a convencional”, afirma Gmeiner.

Sobre a DryUp

A DryUp é uma empresa que está no mercado de lavagem ecológica desde 2006, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável, de maneira a deixar os veículos sempre limpos e bem conservados. Atualmente a franquia conta com 23 unidades em todo o território nacional. A marca também está presente no segmento de aviação.

Fundada por Guilherme Gmeiner, a rede também usa produtos biodegradáveis, além de todos os panos utilizados no processo serem lavados com água de reuso.