Até final de março, o Pará vai concluir as regras para o primeiro Plano Safra Florestal Madeireiro do estado. O Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor), responsável pela iniciativa, colocou em consulta pública na internet, para que até dia 12 de março, a sociedade possa contribuir com a finalização do documento que vai regular a produção florestal madeireira e definir o cronograma de liberação e autorização de exploração e avaliação da madeira pelo órgão ambiental.

No mesmo período, serão realizadas também consultas presenciais nos municípios de Altamira, Santarém, Tailândia e Belém, regiões produtoras de madeira. “A ampla participação da sociedade é importante, uma vez que o Pará é o maior produtor de madeira tropical no Brasil”, afirma Jorge Yared, diretor geral do Ideflor.

Segundo Yared, o documento deverá ser finalizado ainda em março de 2010 e sua implementação ocorrerá de imediato já que, a partir de abril, quando começam diminuir as chuvas, inicia-se o período mais adequado tecnicamente para a extração de madeira. “A iniciativa privada tem grande interesse em ter sustentabilidade dos seus negócios. A implementação do Plano Safra dará maior tranquilidade ao setor madeireiro na comercialização de seus produtos tanto no mercado nacional quanto no internacional”, analisa Yared.

A minuta pode ser consultada no site www.ideflor.pa.gov.br e as contribuições podem ser enviadas para o email: comissões.ideflor@gmail.com

Assessoria de Imprensa do Governo do Pará