O Parque Nacional da Serra da Canastra possui várias opções de caminhadas, banhos de cachoeiras e mirantes. A melhor forma de conhecer o local é caminhando. Aproveite a estrada intermunicipal que corta a unidade de conservação e facilita o acesso às principais atrações: Nascente do Rio São Francisco, Cachoeira Casca d’Anta, Trilha Casca d’Anta, Cachoeira dos Rolinhos, Cachoeira do Quilombo, Retiro de Pedras, Fazenda Cândidos e Garagem de Pedras, Curral de Pedras, Torre Serra Braga, Fazenda Zagaia.
A vegetação do Parque é típica de Cerrado, com manchas que indicam ser uma zona da transição entre o primeiro e a Mata Atlântica. Os campos limpos são comuns nas partes mais altas, as manchas de mata nas partes mais baixas e a vegetação rupestre sobre as rochas da Serra.
Devido à formação aberta dos campos – de vegetação baixa e homogênea -, a fauna é de fácil observação. Com sorte, podem ser vistos o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, o cachorro-do-mato o tatu-galinha. O tatu-canastra, mesmo ameaçado de extinção, ainda pode ser encontrado vagando pelo Cerrado no início ou no final do dia. Entre as aves, são comuns a siriema, o canário-da-terra, a ema, a perdiz, a codorna e bandos do tucano-açu, que colorem de alaranjado o céu azul da Serra da Canastra. Nas proximidades de cursos de água é possível ainda observar martins-pescadores, patos-mergulhões e garças.
É bom se prevenir:
- O sol forte da Serra da Canastra exige chapéu e protetor solar todo o tempo.
- É interessante ter sempre vários filmes extras à mão, pois não há onde comprá-los pelas trilhas do Parque.
- O melhor período para visitar o Parque é de abril e outubro, quando chove menos.
- Leve sempre, na mochila, algo para comer. Frutas, sanduíches e barras de cereias são algumas sugestões de alimentos nutritivos.
- As caminhadas longas exigem hidratação constante. Tenha sempre uma garrafa com água na mochila.
- Um calçado confortável para caminhar (tênis ou bota) é item obrigatório.
- Tome cuidado com seu cigarro (se você ainda está nessa), apagando-o depois de fumar.
Localização – A Serra da Canastra está localizada na Região Sudeste (Estado de Minas Gerais) repleta de vales, rios, cachoeiras e caniços, cuja principal atração é o Parque Nacional da Serra de Canastra, que abrange três municípios (São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis, e foi criado para proteger a nascente do Rio São Francisco.