Os primeiros a chegar ao Itatiaia foram os índios puris. Eles deram nome ao lugar, que significa “pedras pontudas”. Para quem gosta de montanhas, a região oferece duas opções de escaladas procuradas por aventureiros, principalmente no outono e no inverno, quando apesar das temperaturas baixas, o clima seco facilita as caminhadas e escaladas.

Seu relevo montanhoso abrange as escostas da Serra da Mantiqueira, voltadas para o Estado do Rio de Janeiro e que dão origem a penhascos.
São várias opções de caminhadas, banhos e cachoeira e bons mirantes. A parte alta do Parque Nacional do Itatiaia permite belas vistas da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba, enquanto a parte baixa oferece possibilidades de passeios pela mata e encontros com animais.

À sua disposição estão: Centro de Visitantes (museu com informações sobre fauna e flora da região, com animais empalhados e uma pequena biblioteca), Lago Azul, Cachoeira Poranga, Piscina do Maromba, Cachoeira Itaporani, Cachoeira Véu da Noiva, Três Picos, Abrigo Rebouças, Pico das Agulhas Negras, Maciço das Prateleiras, Vale do Aiuruoca, Pedra do Altar, Abrigo Massena.
Na sua flora, destaque para os jequitibás, as quaresmeiras, os cedros e as samambaias, que são abundantes, principalmente nas proximidades de riachos e cachoeiras. Nos Campos de Altitude, a flora é formada principalmente por gramíneas – como os bambuzinhos, bromélias, musgos e orquídeas.

A fauna da parte baixa é mais rica, uma vez que a mata propicia mais abrigos para mamíferos, como o caxinguelê, a paca, o quati e até algumas espécies de maior porte como a anta. A diversidade das aves também impressiona. Os beija-flores chamam a atenção do visitante pela variedade e quantidade: colibri, beija-flor-de-fronde-roxa e beija-flor-preto-e-branco, entre outros, são bastante comuns. Além destes, podem-se ver tucanos-de-bico-verde, coloridas saíras e guachos com seus ninhos pendurados nas árvores. Na parte alta, pequenos ratos-do-mato aparecem pelos campos, e os cachorros-do-mato são relativamente comuns, assim como alguns gaviões.

É bom se prevenir:

  • O sol da montanha exige chapéu e protetor solar.
  • Leve sempre algo na mochila para comer. Frutas, sanduíches e barras de cereais são algumas sugestões de alimentos nutritivos.
  • As caminhadas longas exigem hidratação constante. Tenha sempre uma garrafa com água na mochila.
  • Um calçado confortável para caminhar (tênis ou botinha) é item obrigatório.
  • Para as caminhadas mais longas, procure sair com um guia local ou com um bom mapa da trilha. Evite caminhar sozinho e utilize sempre as trilhas existentes.
  • Em caso de neblina espessa, procure se manter na trilha. Na dúvida, pare e espere a visibilidade melhorar.
  • A época de estiagem corresponde aos meses de junho a setembro, melhor temporada para visitar o Parque Nacional do Itatiaia.

Fotos: Glauco Umbelino