Londres inaugurará em 2014 um museu interativo que recordará os três Jogos Olímpicos disputados na cidade, que neste ano passará a ser a única do mundo a ter sediado três edições do evento.

O Museu Olímpico Britânico, que conta com o respaldo do Comitê Olímpico Britânico, ficará no Parque Olímpico de Stratford (leste de Londres), e será baseado nos Jogos que a capital britânica já recebeu e receberá, expondo fatos ocorridos em 1908, 1948 e 2012.

O local fará uso de novas tecnologias e do entretenimento para oferecer ao visitante uma experiência interativa a fim de celebrar os valores olímpicos e inspirar as futuras gerações com as histórias dos atletas.

Embora o desenho e o conteúdo da instalação ainda não estejam decididos, o museu terá um espaço destinado a lembrar os Jogos de 2012, outro dedicado à relação entre Londres e o movimento olímpico, além de uma galeria com os campeões do esporte.

Haverá espaço ainda para os diferentes esportes olímpicos, tanto de inverno quanto os mais tradicionais, e explicações sobre o processo de construção das instalações que recebem as competições.

Anthony Charlton – 21.dez.11/Efe
Vista aérea do Parque Olímpico de Londres; área deve ter museu dedicado às Olimpíadas em 2014
Vista aérea do Parque Olímpico de Londres; área deve ter museu dedicado às Olimpíadas em 2014

“Como é a única cidade com a honraria de ter recebido os Jogos Olímpicos três vezes, Londres ocupa um lugar único na história olímpica”, afirmou o presidente do Comitê Olímpico Britânico, Colin Moynihan, que ainda está buscando o financiamento do museu com os patrocinadores dos jogos deste ano, e com doadores privados.

“É uma façanha que nos deixa muito orgulhosos, e acho que este museu é a maneira perfeita de garantir que o espírito e as lembranças inesquecíveis de Londres-2012 sirvam para inspirar as futuras gerações”, declarou Moynihan.

Por sua vez, o prefeito de Londres, Boris Johnson, disse que este museu é um “fantástico exemplo” de que os Jogos inspiram a criação de novos atrativos turísticos na cidade.

fonte: folha de sp