O encontro será no dia 08 de maio, às 19h30, na AMCHAM
Um turista visita em média 28 sites antes de reservar uma viagem, revela pesquisa realizada pela M.Sense. Sendo assim: como fazer para que os consumidores conheçam uma oferta específica nesse enorme universo online? O workshop Turismo na Web pretende responder esta questão. Ocorre no dia 08 de maio, das 19h30 às 22h30, na AMCHAM (Rua Dom Pedro II, 861). Inscrições em www.bit.ly/turismonaweb. O valor é R$ 250.
Sob a coordenação do CEO da Fabulosa Ideia e professor de Marketing Digital, Rafael Terra, o evento pretende apresentar todas as ferramentas digitais disponíveis para marcas turísticas. Entre o conteúdo: princípios do marketing turístico, comportamento do turista na web, otimização do site e posicionamento na busca orgânica do Google, parcerias com sites de turismos, RP Digital, redes sociais, o poder dos blogs para influenciar turistas, além de cases de sucesso de ações na web de hotéis e agências de viagem.
– Com a Copa do Mundo: turismo é o maior negócio de 2014. E a maioria das transações passarão pela web. Vencerá a marca que criar bens virtuais capazes de deixar o turista confortável já no momento de sua escolha, seja na frente do computador ou smartphone – explica Terra.
O próprio governo está criando mecanismos online para divulgar e promover o turismo. Para ajudar na escolha do destino turístico, o Ministério do Turismo criou um perfil no Instagram onde os usuários podem divulgar suas fotos. O perfil já tem quase 5.000 seguidores e mais de 20 mil fotos marcadas. Já a pesquisa da M.Sense mostrou que 44% dos entrevistados confia na web para se informar e fazer transações relacionadas a turismo enquanto 41% disse confiar nos agentes de viagem. Na busca por informações sobre turismo, 59% dos entrevistados disse usar o Google. Sites específicos como o Decolar.com (48%), sites as agências de viagens (34%), Viajanet (27%), sites de descontos e compras coletivas (26%) e Hoteis.com (23%) completam a lista de sites utilizados pelos internautas.
Rafael Terra é CEO da Fabulosa Ideia, empresa especializada em ações de marketing em redes sociais, assessoria de comunicação 2.0, produção e design de conteúdo. Jornalista com especialização em Marketing Digital (ESPM Sul) é professor das instituições: ESPM, Senac, IERGS, Unijui, Escola do Marketing Digital e Unicruz. Seus materiais didáticos na web sobre marketing digital já foram visualizados por mais de 100 mil internautas. Também é um dos palestrantes e consultores de marketing digital mais requisitados do Sul, com mais de 50 palestras realizadas só em 2013. Entre elas: a participação na Francal, maior feira de calçados do Brasil. Tem no currículo o planejamento de ações para mais de 80 marcas, entre elas: Red Bull, Sthill, Burn, Santander Cultural, Seven Boys, Ouro e Prata, GBOEX, InterCity Hotéis, Spirito Santo entre outras. Também traz na bagagem atuação em importantes veículos de comunicação online:Terra, clicRBS, Zero Hora e Hagah. Já realizou a cobertura dos maiores eventos de redes sociais do Brasil, como InfoTrends, Circuito 4×1 e Social Media Week.