turO encontro será no dia 08 de maio, às 19h30, na AMCHAM

Um turista visita em média 28 sites antes de reservar uma viagem, revela pesquisa realizada pela M.Sense. Sendo assim: como fazer para que os consumidores conheçam uma oferta específica nesse enorme universo online? O workshop Turismo na Web pretende responder esta questão. Ocorre no dia 08 de maio, das 19h30 às 22h30, na AMCHAM (Rua Dom Pedro II, 861). Inscrições em  www.bit.ly/turismonaweb. O valor é R$ 250.

Sob a coordenação do CEO da Fabulosa Ideia e professor de Marketing Digital, Rafael Terra, o evento pretende apresentar todas as ferramentas digitais disponíveis para marcas turísticas. Entre o conteúdo: princípios do marketing turístico, comportamento do turista na web, otimização do site e posicionamento na busca orgânica do Google, parcerias com sites de turismos, RP Digital, redes sociais, o poder dos blogs para influenciar turistas, além de cases de sucesso de ações na web de hotéis e agências de viagem.

– Com a Copa do Mundo: turismo é o maior negócio de 2014. E a maioria das transações passarão pela web. Vencerá a marca que criar bens virtuais capazes de deixar o turista confortável já no momento de sua escolha, seja na frente do computador ou smartphone – explica Terra.

O próprio governo está criando mecanismos online para divulgar e promover o turismo. Para ajudar na escolha do destino turístico, o Ministério do Turismo  criou um perfil no Instagram onde os usuários podem divulgar suas fotos. O perfil já tem quase 5.000 seguidores e mais de 20 mil fotos marcadas. Já a pesquisa da M.Sense mostrou que 44% dos entrevistados  confia na web para se informar e fazer transações relacionadas a turismo enquanto 41% disse confiar nos agentes de viagem. Na busca por informações sobre turismo, 59% dos entrevistados disse usar o Google. Sites específicos como o Decolar.com (48%),  sites as agências de viagens (34%), Viajanet (27%), sites de descontos e compras coletivas (26%) e Hoteis.com (23%) completam a  lista de sites utilizados pelos internautas.

Rafael Terra é CEO da Fabulosa Ideia, empresa especializada em ações de marketing em redes sociais, assessoria de comunicação 2.0, produção e design de  conteúdo. Jornalista com especialização em Marketing Digital (ESPM Sul) é professor  das instituições: ESPM, Senac, IERGS, Unijui, Escola do Marketing Digital e Unicruz.  Seus materiais didáticos na web sobre marketing digital já foram visualizados por mais de 100 mil internautas.  Também é um dos palestrantes e consultores de marketing digital mais requisitados do  Sul, com mais de 50 palestras realizadas só em 2013.  Entre elas: a participação na Francal, maior feira de calçados do Brasil.   Tem no currículo o planejamento  de ações para mais de 80 marcas, entre elas: Red Bull, Sthill, Burn, Santander Cultural,  Seven Boys, Ouro e Prata, GBOEX, InterCity Hotéis, Spirito Santo entre outras. Também traz na bagagem atuação em importantes veículos de comunicação online:Terra,  clicRBS, Zero Hora e Hagah.  Já realizou a cobertura dos maiores eventos de redes  sociais do Brasil, como InfoTrends, Circuito 4×1 e Social Media Week.