Antônio Ermírio de Moraes foi o grande vencedor do VIII Prêmio Ecoturismo & Justiça Climática que ocorreu em Porto Velho, no dia 26 de outubro junto ao VII Seminário Internacional de Sustentabilidade. Defensor das causas ambientais e da sustentabilidade, o empresário se destacou na área sustentável por suas atitudes louváveis em relação ao meio ambiente.

Veja as fotos do VIII Prêmio Ecoturismo & Justiça Climática e do  VII Seminário Internacional de Sustentabilidade.

1º dia

2º dia

Prêmio Ecoturismo

Com a cerimônia de entrega realizada durante o Seminário Internacional de Sustentabilidade, esta premiação está em sua 8ª Edição e visa homenagear aqueles que promovem ações em defesa do Meio Ambiente, como é o caso do deputado Jorge Amanajás, presidente da Assembléia Legislativa do Amapá (que nesta foto recebe prêmio das mãos de Joelson Falcão Mendes– Gerente Geral da PETROBRAS—Unidade Amazônia) devido o seu estado o campeão em preservação da Floresta Amazônica.

Conheça os nomeados para VIII Prêmio Ecoturismo & Justiça Climática

Após uma enquete realizada com os internautas do Portal Ecoturismo, foi possível selecionar os nomeados para o VIII Prêmio Ecoturismo & Justiça Climática.

Os indicados são:

Deputado Eduardo Valverde – PT-RO – Pelo trabalho na área de sustentabilidade e cultura no Estado de Rondônia.

Senador Expedito Jr.- PR-RO – Pela regulamentação do moto-táxi no Brasil.

Deputado José Riva – PP-MT –
Pela idealização de uma Copa do Mundo Sustentável em 2014.

Presidente da Assembléia Legislativa do Amapá – Deputado Jorge Amanajás – PSDB – Responsável pela maior inclusão sócio-educacional no Brasil.

Mr. David John Howard Thompson – Primeiro Ministro de Barbados – Pela herança cultural barbadiana ao povo de Rondônia.

Rubens Harry Born – Coordenador da ONG Vitae Civilis – Por suas ações na campanha de justiça climática em nosso país.

Cassiano Marques –
Secretário de Turismo do Acre – Responsável pela promoção do destino Amazônia entre as maravilhas do mundo.

Comissão de Organização do Prêmio:
Presidente da Comissão do Prêmio – Francisco Cerqueira do Val – Diretor da A+ FCVA Comunicação

Secretárias: Deise Mara Nascimento – Presidente da ONG Instituto Árvore da Vida e Marlene Nascimento – Coordenação do Instituo Eco Inovação.

Indicações de internautas
Vale lembrar que a comissão estará recebendo até o 15 de Setembro no endereço eletrônico www.revistaecoturismo.com.br, as indicações de internautas de todo o Brasil e de outros países, de outras personalidades nacionais e internacionais para estarem concorrendo ao VIII Prêmio Ecoturismo & Justiça Climática, que terá os nomes de todos os indicados divulgado oficialmente nos 15 dias que antecedem o evento.

Letícia Sabatela

Letícia Sabatella como mestre de cerimônias durante entrega de prêmio Chico Mendes e Ecoturismo & Energias Renováveis, durante realização do III Seminário Internacional de Sustentabilidade, realizado em Brasília, no ano de 2005.

Conhecendo a cidade de Porto Velho e as Principais regiões de Rondônia

Porto Velho é a capital é o maior município, tanto em extensão territorial quanto em população, do Estado de Rondônia. Com uma área de 34.068,50 km², o município é maior que os estados de Sergipe e Alagoas. Contudo, sua população é de 379.186 habitantes, sendo a terceira maior capital da região Norte (superada apenas pelas cidades de Manaus e Belém), e a 57ª cidade mais populosa do Brasil. Localiza-se à margem direita do rio Madeira (afluente do Rio Amazonas).

A cidade possui produto interno bruto de R$ 13.491.977.000,00, uma renda per capita de R$ 8.533,69, e suas principais atividades econômicas agricultura, pecuária e extrativismo (vegetal e mineral).

Seus principais pontos turísticos e culturais são Floresta Amazônica, Museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, Prédio do Relógio, Reserva Ecológica Lago de Cuniã, Vila do Maici, Catedral de Porto Velho, Fortaleza de Abunã, Museu Estadual de Rondônia, Parque Natural Municipal de Porto Velho. Não podemos esquecer também as cidades de Ariquemes e Guajará-Mírim, cidades de extrema importância para Rondônia.

Os principais temas de discussão na sociedade rondoniense são as questões das hidrelétricas do Rio Madeira, e atualmente o caso Flona do Bom Futuro e ponte sobre o Rio Madeira que ligará o Brasil a Bolívia, estes assuntos estaremos abordando nesta edição do seminário, confome anexo neste projeto.  Neste ano também, estará abordando o Ano do Destino Amazônia e prestaremos homenagem ao povo barbadiano, pela sua contribuição cultural durante a construção da Ferrovia Madeira Mamoré.

Ana Joppert