No mês do meio ambiente, a Enfil (maior empresa brasileira de soluções ambientais) reforça seu apelo para que todos se preocupem com a preservação ambiental. “Além dos governos e empresas, também os cidadãos devem fazer sua parte para superar os problemas existentes no país, na em especial nas áreas de saneamento urbano e coleta e tratamento de resíduos sólidos, que dependem de investimentos e também de adequadas atitudes da comunidade”, diz Franco Tarabini Junior, sócio diretor da Enfil S.A.

O diretor da Enfil, empresa líder em soluções ambientais, destaca que questões como o abastecimento e tratamento de água, limpeza urbana, coleta de lixo, esgoto sanitário, drenagem pluvial, disposição adequada de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, recuperação de terrenos contaminados são ainda problemas que o Brasil enfrenta quando o assunto é cuidados ambientais.

“O país certamente precisa priorizar a área de saneamento, com investimentos municipais, estaduais e federais, como mostram os levantamentos do Instituto Trata Brasil, que indicam faz conseqüências negativas da carência de tratamento de água e esgoto”, lembra Franco Tarabini Jr. Segundo o Instituto, em 2011 foram gastos R$ 140 milhões com internações por diarréia em todo o território nacional, sendo que em 45% dos municípios analisados os mais prejudicados por essa doença foram crianças. A principal causa apontada é a falta de saneamento básico que pode gerar problemas socioambientais, como a poluição de recursos hídricos, contaminação de alimentos, transmissão de doenças (hepatite A, febre tifóide, febre amarela, malária, diarréia, cólera, amebíase) e aumento da taxa de mortalidade infantil. Os dados foram levantados entre 2008 e 2011, nos 100 maiores municípios brasileiros.  “E nos municípios menores, salvo exceções, o problema é igualmente sério, ou ainda maior”, diz o sócio diretor da Enfil.

A Enfil S/A Controle Ambiental atua desde 1994 para evitar problemas de contaminação do ar, da água e do solo, oferecendo soluções para controle de poluição atmosférica, tratamento de águas e esgotos industriais e urbanos, gestão de resíduos sólidos, tratamento ou eliminação de produtos que apresentam riscos ambientais ou de saúde, e remediação de solos contaminados.

“Cuidar do ambiente não é apenas nosso compromisso como empresa especializada, mas deve ser de todos”, diz Franco Tarabini Jr. sócio diretor da Enfil. Ele vê com satisfação que cada vez mais os governos, as empresas e os brasileiros de modo geral vêm assumindo uma crescente consciência da necessidade de cuidados ambientais. “Trata-se de assegurar nosso futuro e o das próximas gerações, o que só será possível com a preservação” afirma o diretor da Enfil.

Ajude a preservar o meio ambiente – Siga recomendações sobre descarte

  • Guarde o óleo de cozinha usado em uma garrafa PET e depois leve até o ecoponto mais próximo da sua residência ou entregue a uma das entidades dedicadas à coleta, como o Instituto Bióleo e o Instituto Triângulo
  • Separe seu lixo na residência e encaminhe o que é reciclável a um ecoponto
  • Ao trocar os pneus deixe os velhos no revendedor, para que ele encaminhe ao sistema de logística reversa da indústria do setor (Reciclanip)
  • Não jogue lixo na rua, na estrada, em áreas públicas ou terrenos baldios
  • Não jogue bituca de cigarro e outros materiais na rua ou na calçada
  • Não deixe os dejetos de seu animal na rua, eles contaminam o ambiente.

E sobre economia de água

  • Não permaneça por muito tempo com o chuveiro aberto
  • Não esqueça torneiras abertas ou pingando
  • Evite regar jardins em demasia
  • Evite lavar as calçadas
  • Não encha piscinas constantemente
  • Evite lavar o carro com freqüência
  • Veja se não há vazamentos em suas instalações
  • Racionalize o uso da descarga, regule periodicamente a válvula. Um vaso

sanitário pode consumir até 40% da água de uso doméstico.

Sobre a Enfil S/A Controle Ambiental

A Enfil é a maior empresa brasileira de soluções ambientais para controle da poluição atmosférica, tratamento de água e efluentes líquidos. Atua também na gestão de resíduos e remediação de solos, no saneamento urbano, em serviços de manutenção e montagens para grandes projetos, e está entrando no setor de produção de energia a partir da queima do lixo (reciclagem energética). Criada em 1994, responde atualmente pela geração de 700 empregos e um faturamento da ordem de R$ 330 milhões. Mediante tecnologias próprias e acordos com empresas internacionais, a Enfil disponibiliza tecnologia de ponta e flexibilidade no atendimento aos clientes em qualquer processo de tratamento ambiental.