reciclagem_pneusQuantidade coletada em todos os estados e no Distrito Federal equivale a 44,6 milhões de pneus de passeio, que tiveram destinação ambientalmente correta, cumprindo as metas estabelecidas pelo Ibama

A Reciclanip, entidade ligada à ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, coletou e destinou de forma ambientalmente correta mais de 223 mil toneladas de pneus inservíveis no primeiro semestre de 2014. Esta quantia foi recolhida pelos caminhões a serviço da Reciclanip em mais de 800 pontos estabelecidos no país e equivale a 44,6 milhões de unidades de pneus de carros de passeio. Um pneu é considerado inservível quando não há mais condição de ser utilizado para circulação ou reforma. 

A previsão de investimento para 2014 era de gastar R$ 99 milhões, valor superior ao investido no ano passado, mas o aumento do recolhimento deve elevar o montante. “Os recursos são utilizados para os gastos logísticos e de sua tributação, que hoje representam mais de 60% dos nossos pagamentos, e também para todos os investimentos na destinação correta. Temos hoje mais de 834 pontos de coleta e uma média de 70 caminhões transitando diariamente, em todos os dias do ano. Toda essa complexa operação logística é comandada pela Reciclanip, que já tem experiência acumulada desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes”, explica Alberto Mayer, presidente da ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) e da Reclanip. 

Desde 1999, quando os fabricantes de pneus iniciaram esse processo, 2,90 milhões de toneladas de pneus inservíveis foram coletados e destinados adequadamente, o equivalente a 581 milhões de pneus de passeio. Desde então, os fabricantes de pneus já investiram R$ 571 milhões no programa até junho de 2014. 

Os 834 pontos de coleta estão distribuídos em todos os estados e Distrito Federal e foram criados basicamente em parceria com as prefeituras, que cedem os terrenos dentro das normas especificas de segurança e higiene para receber os pneus inservíveis vindos de origens diversas. O responsável pelo Ponto de Coleta comunica a Reciclanip sobre a necessidade de retirada do material quando atinge a quantidade de 2.000 pneus de passeio ou 300 pneus de caminhões. A partir daí, a Reciclanip programa a retirada do material com os transportadores conveniados. Para saber onde levar os pneus inservíveis é só consultar a lista com todos os pontos de coleta que está no site www.reciclanip.com.br.

 

Sugestão de gráfico – Ampliação do número de pontos de coleta 

2014- 834 (até junho de 2014)

2013 – 824

2012- 743

2011 – 726

2010 – 576

2009 – 437

2008- 339

2007- 270

2006 – 220

2005 – 135

2004 – 85

 

Reaproveitamento ou coprocessamento em fornos de cimento 

No Brasil, os pneus inservíveis recolhidos pela Reciclanip são reaproveitados de diversas formas. Depois de moído o pneu, a borracha é separada dos demais componentes, especialmente do aço e o tecido, que também são reutilizados. Entre os produtos que reutilizam a borracha estão solados de sapato, materiais de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis. A borracha moída e separada também é misturada ao asfalto para uso em pavimentação, gerando o asfalto borracha, que apresenta importantes vantagens de segurança e durabilidade.

A maioria dos inservíveis é, no entanto, coprocessada como combustível alternativo nas indústrias de cimento, operação cercada de todos os cuidados ambientais necessários, com o uso de sistemas especiais de filtração e retenção. 

Todas estas destinações são aprovadas pelo IBAMA como destinações ambientalmente adequadas.  

“É muito importante que o consumidor tenha a consciência de não levar pneus velhos pra casa. Sempre que ele comprar um pneu novo, ele deve deixar seu pneu inservível na loja, que deve tomar as providências necessárias para que o pneu chegue até nosso ponto de coleta. Os pneus inservíveis descartados de forma errada contribuem para entupimentos de redes de águas pluviais e enchentes, poluição de rios e ocupam um enorme volume nos aterros sanitários e podem ainda ser foco para o mosquito da dengue. Se queimados de forma errada, geram poluição atmosférica”, diz César Faccio, gerente geral da Reciclanip.

 

Sobre a ANIP e Reciclanip 

A ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (www.anip.org.br), fundada em 1960, representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende onze empresas e 17 fábricas instaladas nos Estados de São Paulo (sete), Rio de Janeiro (três), Rio Grande do Sul (duas), Bahia (três), Paraná (uma) e Amazona (uma). Ao todo, responde por 26 mil empregos diretos e 120 mil indiretos. O setor é apoiado por uma rede com mais de 5 mil pontos de venda no Brasil com 40 mil empregos. Em 2007 a ANIP criou a Reciclanip, voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis no País. Originária do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, de 1999, a Reciclanip é considerada uma das principais iniciativas na área de pós-consumo da indústria brasileira, por reunir mais de 800 pontos de coleta no Brasil. Desde 1999, quando começou a coleta dos pneus inservíveis pelos fabricantes, mais de 2,56 milhões de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 512 milhões de pneus de passeio, foram coletados e destinados adequadamente. 

Seguindo o modelo de gestão de empresas européias, com larga experiência na coleta e destinação de pneus inservíveis, a Reciclanip é diferente no quesito remuneração. Em outros países, as empresas são pagas pelos vários agentes da cadeia produtiva para cobrir as despesas operacionais e garantir a destinação de pneus inservíveis. Os consumidores europeus, quando compram novos pneus para seus veículos, por exemplo, são obrigados a pagar uma taxa para a reciclagem dos pneus velhos. Aqui no Brasil, os fabricantes de pneus novos, representados pela ANIP, arcam com todos os custos de coleta e destinação dos pneus inservíveis, como transporte, trituração e destinação.