Ministros do Meio Ambiente de 34 países se reúnem na Groenlândia. Carlos Minc participa com sua secretária de Mudanças Climáticas.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participa a partir desta terça-feira (30), na Groenlândia, de reunião ministerial internacional sobre mudanças climáticas com outros ministros e secretários de 34 países.

O Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que estabelece que o país reduzirá em 70% o desmatamento na Amazônia até 2017 é a principal iniciativa que o Brasil apresenta, segundo explica a secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Suzana Kahn, que também participa da reunião, em nota do MMA.

Calcula-se que a devastação da maior floresta tropical do mundo é a principal fonte de emissões de carbono do Brasil.

A reunião visa avançar nos debates sobre as mudanças climáticas, identificar pontos de consenso e esclarecer pontos necessários para que seja criado o novo acordo que deverá substituir o Protocolo de Kyoto.

O prazo final para se chegar a esse novo pacto internacional sobre o clima é a reunião da Conferência das Partes sobre o Clima (COP-15), em dezembro, em Copenhague, na Dinamarca. O Diálogo da Groenlândia é o último de uma série de cinco diálogos.

Do Globo Amazônia, em São Paulo