Foto: Leonardo Lourenço/Portal da Copa

Foto: Leonardo Lourenço/Portal da Copa

Além de se pautar pelas seleções que ficarão na cidade, projeto social terá cardápio em homenagem aos campeões da Copa

Os santistas poderão conhecer a cozinha de mexicanos e costarriquenhos . As duas seleções se hospedam nos próximos dias em Santos para a preparação para Copa do Mundo no Brasil. Aproveitando a passagem das equipes pela cidade, o restaurante-escola Estação Bistrô, no centro histórico de Santos, incluiu dois pratos típicos desses países no cardápio para atrair torcedores e curiosos.

Os sabores mexicanos têm são Pez Espada com Salsa de Chili (meca grelhada com chili) e Arroz Yucatán (arroz branco com jalapeño), enquanto os costarriquenhos serão o Barbecue Jerk Chicken (sobrecoxa apimentada assada) acompanhada de Gallo Pinto (arroz e feijão preto). “Eles começaram a ser servidos no dia 3 (de junho) e a reação dos clientes foi muito boa”, conta Bruno Justo, chef instrutor do restaurante. Os pratos ficam no cardápio até o dia 28, após o fim da primeira fase do Mundial, e custam R$ 28.

Rival do Brasil no grupo A da Copa, o México chega a Santos neste sábado. Na cidade, usará a estrutura do CT Rei Pelé para treinar. No domingo, os mexicanos realizam uma atividade aberta ao público no mesmo local, às 11h30. A Costa Rica, que enfrentará Uruguai, Inglaterra e Itália no grupo D, desembarca na madrugada do dia 10 e, pela manhã, faz seu treino aberto na Vila Belmiro. Ainda não foi divulgado como será feita a distribuição de ingressos.

Campeões

Se México e Costa Rica não contam com títulos no Mundial, o Estação Bistrô não se esqueceu das seleções que já ergueram uma taça de Copa. Assim, criou um prato para cada um dos oito campeões, baseado nas cozinhas desses países.

Brasil, Alemanha, Itália, França, Inglaterra, Uruguai, Argentina e Espanha, cada um em uma sexta-feira, entram no cardápio do restaurante. Nesta semana, os homenageados serão os vencedores do torneio de 1966, com o clássico londrino Fish and Chips. No site do Estação Bistrô é possível visualizar o menu semanalmente.

Formação

O restaurante-escola é um projeto que forma mão de obra e ajuda jovens de 16 a 20 anos em situação de vulnerabilidade social a encontrarem um lugar no mercado local. A cada semestre, 30 alunos deixam o local aptos a trabalharem nos diferentes setores de um restaurante. “Eles ganham conhecimentos básico e podem atuar como garçons, auxiliares de cozinha, de bar, entre outros”, explica Justo. O Estação Bistrô é uma parceria da Unisantos e da prefeitura da cidade.

Fonte: Leonardo Lourenço, do Portal da Copa em São Paulo