abeta-comissao-de-turismo2Encontro contou com participação da ABETA, Instituto Semeia, ICMBio, Ministério do Turismo, Prefeitura de Cambará e Deputado Renato Molling

Parques e unidades de conservação estão entre os principais patrimônios do Brasil. Ainda pouco aproveitados em comparação com o seu potencial, não por acaso o assunto está entre os principais temas de trabalho da ABETA (Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura). Com apoio do deputado federal Renato Molling, presidente da Comissão de Turismo da Câmara, na última quarta-feira (2/7) foi realizada uma audiência pública na casa com o objetivo de debater o turismo praticado nos parques nacionais e os seus principais problemas.

Além da participação do presidente da entidade, Douglas Simões, o encontro contou com a presença de Wilken José Souto Oliveira, diretor do Ministério do Turismo, Fábio de Jesus, coordenador do ICMBio, Schamberlaen Silvestre, prefeito de Cambará do Sul, e Ana Luisa Mancini da Riva, presidente do Instituto Semeia, além de outros deputados federais.

“A reunião foi importantíssima em diversos aspectos. Antes de qualquer coisa, foi um passo fundamental que a ABETA, com apoio de diversas entidades, tenha conseguido implementar essa discussão dentro do Poder Legislativo. Sabemos que o caminho é longo e demanda muito trabalho, mas estar presente na casa dos deputados e conseguir apoio de alguns deles para a nossa causa é mais um passo para transformar os Parques Nacionais e outras Unidades de Conservação em propulsores de geração de renda e emprego em nosso país”, explicou Simões.

O apoio citado pelo presidente da ABETA veio, por exemplo, do deputado federal José Sarney Filho, que citou que “a Comissão de Meio Ambiente inclui anualmente em sua emenda de comissões recursos para a regulação fundiária das unidades de conservação. Temos que encontrar um caminho em comum e, mais tarde, fazer uma audiência pública conjuntamente entre a Comissão de Meio Ambiente e a Comissão de Turismo”.

abeta-comissao-de-turismo1

Parques Pedem Socorro

 

Com objetivo de conseguir a ampliação do orçamento destinado a parques e unidades de conservação de todo o país, a ABETA e outras entidades como Instituto Semeia, ABAV e Braztoa estão trabalhando em conjunto na campanha “Parques Pedem Socorro”.  As discussões foram iniciadas em maio, na Adventure Sports Fair, e contam com o apoio da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados.

 

Crédito da imagem: Lucio Bernardo Júnior/Câmara dos Deputados