A Revista Ecoturismo do mês de fevereiro retrata um amplo movimento em busca de sinergia e integração deste vasto continente americano, constituído da América do Norte, Central e America do Sul, onde temos total presença. A publicação no ano da maioridade da Revista Ecoturismo começa a implementar ações e atividades no sentido de total penetração territorial.

Iniciado com ações de implantação de suas bases na América do Norte, em janeiro, as edições de fevereiro e março da Revista, que é a maior e mais diversificada plataforma da temática sustentavel e ambiental do Brasil e das Américas, partem para integrar as outras duas Américas, fechando o ciclo continental – de acordo com o mesmo pensamento bolivariano de séculos atrás.

Com uma ecoexpedição climática denominada “Marcas Sustentáveis do Brasil” a Revista sairá, na primeira semana de março, da cidade Porto de Santos de automóvel e viajará por rodovia pelo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília, Rondônia, Acre, Peru, Equador, Colômbia e atingirá a cidade hospedeira do Canal do Panamá ao final do mês de março. Ao chegar em terras panamenhas, a Revista Ecoturismo comemora 21 anos da publicação, promovendo temas culturais, sustentáveis, esportivos, ambientais visando a promoção da Copa do Mundo Verde 2014 e Rio + 20, além do Dia Mundial do Meio ambiente cujo anfitrião em 2012, no Ano Internacional das Energias Sustentáveis para todos, é o Brasil – agora sexta maior economia do mundo.

Saindo com distribuição de revistas, livros, e documentários que concorrem a prêmio em Hollywood, em português, inglês e espanhol, serão amplamente difundidos e discutidos com as comunidades internacionais, plataformas como Luiz Gonzaga o Rei do Baião, centenário de Jorge Amado, Estrada de Ferro Madeira Mamoré 100 anos – Patrimônio da Humanidade, e a Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016.

Na viagem de ida da ecoexpedição, a trajetória seguirá o rumo norte e Amazônia e voltando pelo rumo sul, Chile e Argentina, fazendo um verdadeiro círculo pelas Américas, juntando oceanos Atlântico, e Pacífico e Caribe, Andes e Floresta Amazônica.

O Porto de Santos, que comemora 120 anos em 2012, será o palco da partida da ecoexpedição, que atrai desde já internautas, leitores pelas mídias sociais, participando com sugestões, compras de livros e camisetas alusivos ao acontecimento que marca o início de uma grande caminhada neste ano de 2012 de Rio + 20, culminando duas décadas após a ECO 92 com total participação do Jornal e Revista Ecoturismo, que neste ano tambem terá stands e seminários abordando temáticas culturais e ambientais no Rio de Janeiro no mês de junho.

A repercussão do carnaval e das férias de verão, além do futebol sustentável, compõem os temas desta publicação, que chega as mãos dos leitores de todo o Brasil, e agora de todas as Américas, perseguindo o sonho e o projeto bolivariano e de Percival Farquar – o mega investidor que ajudou a construir a EFMM 100 anos e outros locais de integração de todas estas Américas.

Neste percurso da Revista, TV e Rádio Ecoturismo, os motoristas aventureiros e ambientalistas percorrerão sítios arqueológicos e Patrimônios da Humanidade como Machu Picchu no Peru, além de sítios tombados no Equador, Colômbia e Panamá, integrando as culturas latino-americanas. Também vamos mostrar a junção dos oceanos, que também se unem para mostrar a integração do Brasil e seus vizinhos, na plataforma da Rio + 20, já que a sustentabilidade e a economia verde vão beneficiar a comunidade nacional e internacional.

Viva a Rio + 20 e a sustentabilidade de todas as Américas.

 

Hercules Goes
Editor-chefe da Revista Ecoturismo.