O roubo de parte de um mosaico romano dedicado ao deus Baco do século 4 na cidade de Baños de Valderados, no centro da Espanha, causou um dano irreparável na obra.

Autoridades políticas da comunidade autônoma de Castilla y León afirmaram nesta quinta-feira que os ladrões levaram três imagens do mosaico. O prefeito da cidade Lorenzo Izcara declarou que a parte central, com uma superfície de quatro metros quadrados, pode estar muito deteriorada.

Paco Santamaría/Efe
Vista da vila romana de Baños de Valdearados, Burgos, Espanha
Vista da vila romana de Baños de Valdearados, Burgos, Espanha

Não se tem certeza de quando aconteceu o roubo, que foi descoberto ontem quando algumas pessoas visitaram a vila romana de Santa Cruz, próxima à localidade.

A escavação arqueológica da vila romana está paralisada desde os anos 1980 e não conta com um sistema específico de vigilância.

Izcara frisou que o mosaico, que no total tem 66 metros quadrados, “aparece em enciclopédias e livros, por isso é muito conhecido e seria complicado vendê-lo como ocorre com outras obras roubadas”.

O delegado territorial da Junta de Castilla y León em Burgos, Baudilio Fernández, demonstrou pessimismo em relação à recuperação das partes depredadas do mosaico.

“Estes roubos costumam ser obra de quadrilhas organizadas. Geralmente, são necessários anos para localizar as peças e identificar os autores do roubo”, lembrou.

fonte: folha de sp