Um dos cases de maior sucesso do Turismo brasileiro, o Pernambuco Bom Pra Você desembarca em Salvador, no próximo dia 20. A estratégia lançada em 2008 para divulgar o potencial da cadeia turística pernambucana acontecerá no Bahia Othon Palace, a partir das 19h com a promessa de encantar os baianos com o melhor da cultura popular.
A iniciativa consiste na realização de workshops itinerantes que apresentam a vocação e o profissionalismo de Pernambuco tanto para turismo de lazer, quanto de negócios. Tudo isso com o objetivo de incrementar o fluxo de visitantes durante todo o ano. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), com realização do Recife Convention & Visitors Bureau (RCVB) e organização da Doiss Consultoria.
Doze importantes cidades fazem parte do cronograma do Pernambuco Bom pra Você este ano (confira no box). Depois de percorrer o sudeste brasileiro, no mês de junho, chega a vez do Nordeste. O programa aterrissará nos Estados da Bahia, Sergipe, Ceará e Rio Grande do Norte, nos dias 20, 22, 27 e 29, respectivamente. Numa ação inédita, o evento irá atingir o mercado internacional, com promoção em Buenos Aires (ARG), ainda no segundo semestre. Os investimentos somam R$ 2,2 milhões, sendo R$ 1,5 da (Empetur) e R$ 700 mil da iniciativa privada.
“Nossa intenção é manter o incremento de 15% a 20% nas vendas para o turismo estadual. Em 2010, esperamos repetir o sucesso dos anos anteriores, superando a marca de agentes de viagens participantes e motivados a comercializar o Estado”, afirma o secretário de Turismo de Pernambuco, Paulo Câmara.
Ele ressalta também a importância do mercado baiano neste momento para Pernambuco. “De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a Bahia possui um fluxo global na média de 9 milhões de turistas. Se levarmos em consideração que esses turistas se interessam em conhecer outros estados nordestinos, podemos incrementar ainda mais o nosso turismo. Basta que os agentes de viagem de todo território baiano esteja capacitado para vender Pernambuco e é justamente isso que iremos fazer”, completa.
O presidente da Empetur, Gilberto Pimentel, explica que as cidades visitadas foram escolhidas a partir das demandas de mercado. “Os lugares escolhidos representam mais da metade dos turistas nacionais que recebemos em nosso Estado. Trata-se de uma opção estratégica para a manutenção de emissores já consolidados, além da ampliação de outras localidades que identificamos como mercados em potencial”, revela. No caso de Buenos Aires, os turistas argentinos representam quase 18% do total de estrangeiros em Pernambuco.
O Evento – Este ano, o workshop é ilustrado pela arte da xilogravura: os traços do pernambucano J. Borges ganham destaque em todo material de divulgação, mostrando que o turismo do Estado tem cada vez mais conexão com a cultura popular.
A Estrutura – O Pernambuco Bom pra Você conta com rodada de negócios, treinamento no espaço Sinta Pernambuco e apresentação do destino Pernambuco, com palestra de capacitação, seguida de show cultural. Os chefs pernambucanos César Santos (Oficina do Sabor), Rafaela Suassuna (Porto Fino), Alcindo Queiroz (Patuá Delícias do Mar), André Falcão (Consultoria Recife Praia Hotel), e Patrícia Barreto (La Cuisine) mostram o melhor da gastronomia regional. A ambientação dos eventos é feita pelo produtor e cenógrafo Romildo Alves.
O programa conta ainda com um site interativo (www.pebompravoce.com.br), onde tanto o público, como os agentes de viagens participantes e expositores tem acesso ao conteúdo e roteiro do Pernambuco Bom Pra Você, podendo ainda fazer o download das fotos dos eventos. Além dessas novidades, um ônibus completamente adesivado com a temática do Pernambuco Bom Pra Você circula pelas cidades visitadas. Mais uma forma criativa e ousada de divulgar o Estado.
Rodadas de Negócios – Este ano, espera-se a presença de 4,5 mil operadores e agentes de viagens durante as rodadas de negócios. “Este é um dos principais momentos do evento, pois possibilita o intercâmbio de informações entre o expositor e os operadores e agentes de viagens, permitindo que estes tenham acesso às novidades sobre serviços, atrativos turísticos e equipamentos hoteleiros disponíveis no Estado” diz José Otávio de Meira Lins, presidente do Recife CVB. Após as rodadas de negócios, os agentes e operadores participantes são levados à ‘sentir’ Pernambuco através de uma palestra interativa sobre o destino, comandada pelo showman Sérgio Gusmão.
Desenvolvimento turístico – Pernambuco é um dos estados que mais cresce no turismo brasileiro. A série histórica do fluxo de turistas, entre 2006 e 2009, aponta para um crescimento da ordem de 11,43%. A malha aérea do Estado foi ampliada com a chegada de novos vôos nacionais e internacionais e a movimentação nos aeroportos de Pernambuco cresceu 21%, entre 2007 e 2009. Treze novos grandes empreendimentos hoteleiros devem ser instalados em Pernambuco até 2014 e o Governo está investindo 125 milhões de dólares na infraestrutura com as obras do Prodetur II. Nos próximos quatro anos são esperados mais 125 milhões de dólares, com recursos do Prodetur Nacional, para requalificar equipamentos no Litoral, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Os investimentos em promoção triplicaram em relação a 2007 e Pernambuco, após uma década, voltou a realizar campanhas nacionais de comunicação de massa, como aconteceu na Alta Estação e no Carnaval.
Apoio – Também apóiam o Pernambuco Bom Pra Você, as Secretarias de Turismo do Recife e de Ipojuca, a Administração de Fernando de Noronha, a Tam Linhas Aéreas e as operadoras Visual Turismo, Tam Viagens, New Line, CVC, Ambiental, Trend Operadora, Lux Travel, Travel Brasil, Marsans e a AFAV (Associação de Franca de Agentes de Viagens).
Assessoria de Imprensa