Considerado o segundo maior do País, o espetáculo é patrocinado por empresas e não tem custo para a Prefeitura
O espetáculo de Réveillon em Santos terá 17 toneladas de fogos de artifício, distribuídas em dez balsas, que estarão posicionadas entre os canais 1 e 6, a 400 metros da areia e com espaçamento de 450 metros entre cada uma. As embarcações, todas com aprovação da Capitania dos Portos, começam a ser ancoradas ao longo da orla nesta madrugada.
O show pirotécnico embarcado, considerado o segundo maior do País na categoria, promete atrair cerca de 1 milhão de pessoas à praia, que poderão apreciar, durante 16 minutos, uma performance simultânea projetada pelas balsas.
O evento será dividido em três etapas, segundo revelou Marcelo Kokote, proprietário da empresa Vision Show, responsável pela pirotecnia. O ano de 2017 será aberto com o céu branco, numa celebração à paz. Na sequência, ocorrem os disparos com desenhos como coração, estrela, sorriso e saturno. O encerramento traz a parte aquática, com bombas que mergulham no mar e sobem projetando formas diversas, com simultâneas cascatas douradas caindo do céu.
“Será uma grande combinação entre céu e água, com um final apoteótico. Os fogos serão acionados de terra, sem nenhuma pessoa nas balsas, por meio de equipamento que opera por radiofrequência. Também teremos a equipe de mar, que dá toda a assistência por meio de barcos de apoio, e se afasta no momento dos disparos”.
MAIS LUGARES
Além da orla, a queima de fogos em Santos também ocorre nas comunidades de Caruara, Ilha Diana, Monte Cabrão, Morro São Bento (Chapadão do Cruzeiro) e Zona Noroeste (Ilhéu Alto), que recebem espetáculos compactos, com 5 minutos de duração.
CUSTO ZERO
Toda a festa tem custo zero para a Prefeitura, com patrocínio da empresa VLI Multimodal S.A., que atendeu ao chamamento público 01/2016, realizado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur) para a viabilização do evento. A queima de fogos também recebe apoio das empresas Ecovias, Ultracargo, Comgás, Embraport e do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp).