Banner-facebook2Em sua 13º edição, o Seminário Internacional de Sustentabilidade, que ocorre em Porto Velho (RO), no dia 17 de novembro, das 8 às 19 horas, tem como tema principal “Enigmas Amazônicos das Mudanças Climáticas”, e dará neste ano destaque nos debates e discussões para o relatório “O Futuro Climático da Amazônia” elaborado pelo cientista e pesquisador Antonio Donato Nobre, da Articulação Regional Amazônia (ARA), apresentado no final de outubro, em São Paulo. O relatório conclui que a falta de precipitação, sentida principalmente no Sudeste, em especial no estado de São Paulo, seria consequência indireta do desflorestamento amazônico.

 

O seminário idealizado pelo ambientalista Hércules Góes, empresário do Grupo Ecoturismo, tem inscrição gratuita para o público que também receberá certificado de participação.

 

Para este ano os nomes confirmados são: Gustavo Chianca – Representante da FAO; Denise Oliveira – Coordenadora da Iniciativa da Amazônia Viva e WWF na COP 20; Prof. Dr. Paulo Artaxo, Professor titular do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP; Alfredo Sirkis, presidente da Comissão de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional (CMMC) e um dos vices presidentes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados; Carlos Rittl – Secretário executivo do Observatório do Clima; Elisa Ferreira – diretora de Eventos da OBME (Organização Brasileira das Mulheres Empresárias); Roberval Baldini – Especialista em Energia Renovável e Meio Ambiente – Presidente da Associação Brasileira de Energia Alternativa e Meio Ambiente (ABEAMA); Diplomata Rodrigo Fonseca – Diretor da Andrade Gutierrez; Exmo Sr. Vinicius Lages – Ministro do Turismo do Brasil. Debatedora: Marinha Raupp – Deputada Federal; Vilmar dos Santos Alves- Analista na Caixa Econômica Federal; Dr. Frederico Queiróz – Diretor da Minerva Foods ou Representante; Debatedores: Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de RO; Representante da Secretaria da Agricultura de Rondônia e Leonel Bertolin (SEMAGRIC); Ana Euler – Instituto de Terras do Amapá; Patrícia Paz – Sócia proprietária da empresa Moura e Paz – Soluções Ambientais, na cidade de Vilhena, em Rondônia; Nanci Rodrigues, Secretária de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (SEDAM); Diego Alfredo Molero Bellavia Embaixador da Venezuela no Brasil e Gersino Guerra – Diretor da IE Madeira; Markus Vlasits – Country Manager Yingli Solar. (programação sujeita a alterações)

 

O evento que acontece no SENAC – Esplanada, que fica na Rua Tabajara, 539 – Pedrinhas, conta com patrocinadores e apoiadores, como: Caixa Econômica Federal, IE Madeira, Guascor, Votorantim Cimentos, Andrade Gutierrez, SENAC Rondônia, Sema – Sedam RO, Faro e Ifro. As parcerias institucionais são: O Nortão, Alto Madeira, SEMA, CNTUR, SEPLAN, Fórum Permanente de Sustentabilidade da Amazônia, Câmara de Comércio Brasil Venezuela de Rondônia, Prefeitura de Porto Velho, Governo do Estado de Rondônia, Café Filmes, Revista Filantropia, Dydyo Refrigerantes e Federação de Comércio e Indústria Venezuela e Brasil.

 

Mais informações pelos telefones 13-3223-9650/13-3012-0099, site www.revistaecoturismo.com.br ou www.facebook/revistaeco.