Representantes de comunidades do Distrito Florestal Sustentável da BR-163 (rodovia Cuiabá-Santarém) participam, até domingo (4/12), de curso sobre noções de associativismo e cooperativismo promovido pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com outras entidades.
A capacitação auxiliará os comunitários na gestão de seus empreendimentos e contribuirá para fortalecer as organizações sociais e de comunidades que vivem na área de influência das florestas nacionais (flonas) de Itaituba I e II e do Trairão e de organizações de base dos municípios de Itaituba, Rurópolis e Trairão, todos no oeste do Pará.

O curso, que tem cerca de 30 participantes, vai abordar conceitos sobre organização comunitária, as diferenças entre associação e cooperativa, como criá-las, como funcionam e de que forma a união em torno dessas organizações pode ajudar a superar desafios na produção, gestão e comercialização de seus produtos.

“Eles terão noção de como colocar em funcionamento a sua associação e perceberão que, coletivamente, podem ser responsáveis pelo seu próprio negócio, agregando valor ao seu produto com aumento do poder de barganha”, diz o chefe da Unidade Regional do SFB, Fernando Ludke.

Segundo Ludke, a iniciativa atende a uma demanda dos próprios comunitários, dentro de um trabalho mais amplo que busca o fortalecimento do manejo do açaí. “O curso foi identificado no diagnóstico organizacional participativo feito com essas comunidades como sendo prioritário e visa contribuir com o desenvolvimento da atividade para agregar renda às famílias a partir de produtos extrativos”, afirma.

Durante a atividade, as lideranças também terão oportunidade de discutir e trocar experiências sobre a gestão de suas associações e cooperativas, além de esclarecer dúvidas sobre a formalização dessas organizações. A capacitação é realizada na Igreja Católica do KM 25 da rodovia BR-163, em um trecho conhecido como TransCuiabá, no município de Itaituba (PA).

O curso, que começou no dia 1º, é realizado em parceria pelo SFB, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), com apoio do Projeto BR-163: Floresta, Desenvolvimento e Participação. As atividades da capacitação têm ainda a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Pará (OCB-PA) e da Cooperativa Mista da Flona Tapajós (Coomflona).
Fonte: Fabiana Vasconcelos/Serviço Florestal

ASCOM