selo-fundo-brancoA iniciativa mais votada do ano ganhará um workshop sobre tendências

O Selo Disque9, prêmio virtual instituído pela Consultoria Mapie e pelo blog de tendências Disque9 em janeiro de 2014, reconhece práticas inovadoras na hotelaria brasileira e já contemplou sete ações que contribuem para proporcionar experiências únicas aos clientes. No final do ano, a iniciativa mais votada pelo público ganhará um workshop sobre tendências a ser ministrado pela Mapie.

“Essas práticas mostram que a hotelaria pode se reinventar a cada dia para atender cada vez melhor seus hóspedes, seja na forma de comunicação com o cliente, seja oferecendo um serviço que torne a experiência única”, explica Carolina Sass de Haro, sócia-diretora da Mapie.

Dentre as iniciativas premiadas, seguindo a tendência do “glocal” (global + local), está o cardápio brasileiríssimo da KLM assinado pelo chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó. Nos voos do Brasil para Amsterdã, o viajante tem como opções moqueca de peixe, cocada, quindim, entre outras delícias da gastronomia nacional.

A Accor, maior rede hoteleira do mundo, recebeu o prêmio em duas oportunidades. Seguindo a tendência da transparência, no dia da mentira (1º de abril) a empresa apostou na originalidade e levou ao público informações de seus hotéis que parecem boas demais para serem verdade, tendo, inclusive, levado uma cama semelhante a de seus hotéis Ibis para o Monte Roraima. A outra ação foi relacionada à Copa do Mundo, com um guia personalizado das 12 cidades-sede desenvolvido por blogueiros residentes em cada uma dessas capitais.

Também premiada duas vezes, a Atlantica Hotels promoveu o concurso cultural “Bagagem de ideias”, com valorização da arte brasileira. Os participantes deveriam responder à pergunta “O que você leva em sua bagagem de vida?” e a melhor resposta serviria de inspiração para grafiteiros do Projeto Dom Quixote fazerem gravuras em malas de viagem que ficariam expostas nos hotéis da rede.

A outra ação contemplada foi a forma divertida e transparente que a rede utilizou para contornar um erro de tradução em uma de suas unidades. O tradicional pão com frios servido no café da manhã foi traduzido para o inglês como “Bread with cold”. Usando de uma bela ilustração, a Atlantica trouxe a frase “Independente do seu idioma, nosso delicioso café da manhã é sempre cortesia em nossos hotéis!”.

Seguindo a tendência da bagagem de vida e a busca dos turistas por experiências únicas durante suas viagens, a operadora Intrip foi contemplada com o Selo Disque 9 com a proposta de oferecer a seus clientes roteiros que permitam um contato maior com a cultura do destino, seja com um dia de grafite, aulas de gastronomia ou mesmo uma noite de poker.

A mais recente das ações premiadas com o Selo Disque9 foi a do hotel Vila Naiá, localizado em Corumbau, região sul da Bahia. Com um magnífico mar azul turquesa, em uma praia bastante reservada, os hóspedes do empreendimento buscam sossego e descanso. Com uma ação simples – fornecer walkie talkies no check-in –, o empreendimento oferece ao hóspede o luxo de fazer qualquer refeição, em qualquer horário e espaço da propriedade. Não há hora marcada para nada, nem para uma água de coco, jantar ou mesmo um picnic à sombra de uma árvore. Segundo Carolina, “o viajante a lazer quer, mais do que nunca, que facilitemos sua experiência”.

Workshop gratuito sobre tendências de consumo para o vencedor do ano

No final do 2014 haverá uma votação aberta ao público para eleger o melhor case do Selo Disque9, no qual estarão concorrendo todas as ações que receberam o reconhecimento concedido pelo blog durante o ano. O vencedor da votação anual receberá como premiação um workshop conduzido pela Mapie sobre as tendências de consumo para 2015.

Para enviar descritivos de ações inovadores e concorrer ao Selo Disque9, o endereço de e-mail é: alo@disque9.com.br. Para outras informações sobre o prêmio, acesse:  www.disque9.com.br/conteudo/selo-disque9.

Sobre o Disque 9 – O blog é idealizado e alimentado pela Consultoria Mapie e atua como um olhar crítico e inovador da hospitalidade, o ramal de conexão entre as últimas tendências e sua aplicação em produtos e conceitos para o segmento. Compartilhamos para inspirar, gerar debates e trazer inovação para o mercado.

Sobre a Mapie – Uma empresa que elabora, implanta e desenvolve processos de gestão, além de pensar estrategicamente na estruturação e criação de novos negócios.  Pautada pela integridade, ética, transparência e sustentabilidade, apresenta em sua plataforma de gestão metodologias sólidas e inovadoras. O conhecimento organizacional e a otimização dos recursos humanos e financeiros são facilmente demonstrados através da verificação dos resultados alcançados, os quais norteiam seu modelo de remuneração.