‘Aos jovens da revolução: amanhã estaremos em todas as praças, em todas as ruas (…) nos comprometemos com todas as cidades’, diz página do grupo
Os jovens da revolução síria convocaram nesta quinta-feira, na rede social Facebook, novas manifestações para a próxima sexta-feira contra o regime do presidente Bashar al-Assad. “A sexta-feira da revolta, 29 de abril, em solidariedade a Deraa (cidade do sul do país, onde o movimento teve início em março )”, afirma a página “A revolução síria 2011”, do Facebook.
“Aos jovens da revolução: amanhã estaremos em todas as praças, em todas as ruas (…) nos comprometemos com todas as cidades cercadas, incluindo nossos irmãos em Deraa, a estar presentes no protesto”, afirmam os militantes. “Não deixaremos Deraa sozinha”, completa o texto, que cita as cidades de Homs (centro) e Banias (noroeste).
Repressão – O Exército sírio, apoiado por tanques e blindados, entrou na última segunda-feira em Deraa com o objetivo de esmagar os protestos. Mais de 30 pessoas morreram no início desta semana. Desde o início do movimento em 15 de março, pelo menos 453 pessoas morreram, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
No poder desde 1963, o partido único Baath enfrenta uma onda de renúncias. Mais de 230 membros da formação deixaram a legenda na última quarta. A pressão internacional sobre o regime sírio aumentou, mas na quarta-feira os quinze membros do Conselho de Segurança da ONU não conseguiram chegar a um acordo sobre um texto de condenação à repressão na Síria.
(Com agência France-Presse)
Fonte: VEJA