A incrustação em digestores de madeira é um dos maiores vilões da indústria do papel e celulose. Impede a otimização de processos e reduz a produtividade de equipamentos de alta performance. E é muito difícil evitá-la, uma vez que a madeira traz cálcio e carbonato em sua composição que, ao entrar no processo de digestão, encontra condições adequadas à formação de incrustação, precipitando o carbonato de cálcio em forma cristal. Uma maneira de melhorar e reduzir esta incrustação será mostrada pela Nalco, uma empresa ECOLAB, durante o Congresso da ABTCP, que acontece de 09 a 11 de Outubro em São Paulo, no Transmamérica Expo Center.

O cientista Reginaldo de Oliveira apresentará o estudo “Nova Tecnologia para Controlar a Formação de Incrustação no Processo de Celulose”. Oliveira mostrará a eficiência do equipamento SRM, sigla de Scale Rate Monitor, um equipamento pioneiro no mercado que ajuda a fazer a simulação do processo de incrustação de maneira rápida, podendo, em poucos minutos, avaliar o potencial de incrustação de um processo, possibilitando ajustar e otimizar a dosagem de agentes anti-incrustantes. O SRM também é utilizado para comparar a eficiência de diferentes aditivos e identificar o mais adequado às condições do cliente.

“A Nalco foi pioneira ao desenvolver este equipamento que, em conjunto com um anti-incrustante adequado às condições do processo de polpação de celulose, atende à principal limitação dos demais sistemas, permitindo um melhor controle da dosagem do anti-incrustante e reduzindo, assim, a formação de depósitos no digestor, aumentando a sua eficiência. Já temos quatro unidades do SRM no Brasil, para uso no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da NALCO e também para apoio aos nossos clientes, sendo que já temos resultados positivos com esta aplicação”, explica Reginaldo Oliveira.

Segundo o cientista, o SRM também foi usado para avaliar a causa de um aumento de incrustação em uma linha de bombeamento de efluente, que teve seu sistema comprometido por mudança de processos. Com o sistema de monitoramento da NALCO foi possível confirmar o aumento do potencial de incrustação do efluente e a causa deste aumento. Há também possibilidade de usar o mesmo sistema para outros fins, como controle de incrustação na linha de branqueamento de celulose, tratamento de água e indústria de mineração. “Para encontrar o melhor tratamento é importante compreender os mecanismos das incrustações e os inibidores. Daí em diante, sugerimos o tratamento químico adequado e ferramentas de monitoramento que são importantes para o seu controle. Temos alcançado alta eficiência com o SRM. E agora vamos compartilhá-lo”, finaliza.

 

Serviço

Apresentação do trabalho da ECOLAB/NALCO no Congresso será no dia 11 de outubro, quinta-feira, às 11h30.

45º Congresso Internacional de Celulose e Papel da ABTCP e VII Congresso Ibero-Americano de Pesquisa de Celulose e Papel.

De 9 a 11 de Outubro – Transamérica Expo Center – Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro. Acesso pela Av. das Nações Unidas, 18.591

Horários:

Exposição – das 13hs às 20hs (terça e quarta-feira/09 e 10) e até às 18hs (quinta-feira/11)

Congresso – das 9h às 17hs (terça-feira/09) e das 8h às 17hs (quarta e quinta-feira/10 e 11)

Sobre a Ecolab/NALCO

Com vendas anuais de US$ 11 bilhões em 2011 e mais de 40.000 funcionários, a Ecolab Inc. (NYSE: ECL) é líder mundial em tecnologias e serviços de higiene, água e energia que propiciam água limpa, alimentos seguros, energia abundante e ambientes saudáveis. A Nalco, uma empresa Ecolab, é especializada em soluções industriais sustentáveis para água, energia e ar, proporcionando benefícios ambientais, sociais e econômicos aos seus clientes. A Ecolab fornece programas e serviços abrangentes para os setores de alimentação, energia, cuidados de saúde, industrial e de hospitalidade em mais de 160 países.  Acesse www.ecolab.com ouwww.nalco.com

 

 

Informações para a imprensa

Mara Ribeiro

Mtb. 16.577

Tels: 11 3032.9815 e 3815.9307

Cel. 11 9221.5201