Para micro e pequenos empreendedores que querem entrar no mundo do e-commerce, o social commerce pode ser o primeiro passo.

A ideia da nova forma de divulgação de marcas é aproveitar o público das redes sociais para ampliar o público-alvo dos negócios.

“É uma tendência que veio para ficar, porque o social commerce é mais democrático e mais barato do que o e-commerce convencional”, afirma o especialista em inteligência digital Gil Giardelli.

“O social commerce complementa o relacionamento e reforça a presença da marca entre os consumidores. O objetivo é trabalhar com a influência dentro do próprio nicho [da rede social específica]”, afirma Ricardo Rosa, gerente de marketing da Internet Innovation, escola de treinamento para e-commerce.

O social commerce, explica Rosa, nasce como alternativa para empreendedores que não têm capital grande para começar com uma loja virtual, ao mesmo tempo que serve como complemento para uma loja consolidada.

Um exemplo dessa interação é o LikeStore, do Facebook. Na página da rede social, o empreendedor, ao se cadastrar, expõe sua marca e consegue vender por meio da rede seus produtos.

ESTRATÉGIA
Para lançar a imagem da empresa nas redes sociais, contudo, é preciso estratégia. “O empresário tem que entender que o social commerce é a compra do produto aliada à rede social”, afirma Vitor Elman, sócio-diretor de criação da Cappuccino Digital, agência especializada em ações de marketing digital.

Estratégia para utilizar as redes sociais nos seus negócios:

Onde está o meu público? Defina em qual rede está o público-alvo
Defina uma estratégia de abordagem Isso deve ser feito principalmente para quem tem um comércio eletrônico recente e uma estrutura pequena
Acompanhe a rede Uma vez que o empresário entra na rede, ele precisa estar presente acompanhando a estratégia. Defina alguém para cuidar disso
Ofereça diferenciais Não basta colocar o produto à venda; ofereça algo além dele, como algum conteúdo ou atendimento diferenciado

 

Fonte: FOLHA