A iniciativa reúne propostas de metas e compromissos de estímulo à agricultura, à pecuária e à economia florestal para impulsionar o Brasil como liderança global da economia sustentável.
O movimento uniu setores produtivos e ambientalistas – de posições historicamente antagônicas – em pauta única e integrada, na construção de uma agenda positiva de desenvolvimento do agronegócio competitivo, com preservação aos recursos naturais.
As propostas devem apoiar Governo Federal nas negociações da Conferência do Clima de Paris (COP 21), que acontece de 30 de novembro a 11 de dezembro.
A Sociedade Rural Brasileira (SRB) promove o lançamento da Coalizão Brasil: Clima, Florestas e Agricultura hoje, em São Paulo. A aliança é resultado do movimento de diversos setores produtivos da economia e organizações ambientais na formulação de metas e compromissos que visam contribuir com o Governo Federal no posicionamento do Brasil como protagonista nas negociações da Conferência do Clima (COP 21), que será realizada em Paris, de 30 de novembro e 11 de dezembro de 2015.
Para a SRB, a Coalizão representa um inédito ambiente de debates entre setores, de posições historicamente antagônicas, em prol de uma agenda única positiva de desenvolvimento no âmbito da sustentabilidade social, econômica e ambiental para um agronegócio brasileiro competitivo. A aliança pretende promover e propor políticas públicas, ações e mecanismos financeiros e econômicos para o estímulo à agricultura, à pecuária e à economia florestal para impulsionar o Brasil como principal liderança global da economia sustentável.
O modelo da Coalizão é um exemplo de organização em busca de consensos que contribuam para o reconhecimento da sociedade brasileira como Nação, mitigando os interesses específicos que fragmentam o País. Também pode ser referência a ser seguida por organizações que buscam compreender a dinâmica e a complexidade da sociedade brasileira no Século XXI.
O presidente da SRB, Gustavo Diniz Junqueira, é uma das lideranças confirmadas no lançamento. Estarão presentes diversos expoentes dos setores produtivos e ambiental que integram a Coalizão Brasil, entre eles:
Celina Carpi, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos;
Carlos Rittl, secretário-executivo do Observatório do Clima;
Daniel Feffer, presidente do Conselho Consultivo da Ibá – Indústria Brasileira de Árvores;
Guilherme Leal, copresidente do Conselho de Administração da Natura;
Gustavo Diniz Junqueira, presidente da Sociedade Rural Brasileira;
José Luciano Penido, presidente do Conselho de Administração da Fibria;
Luis Roberto Pogetti, presidente do Conselho Deliberativo da Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar;
Marina Grossi, presidente do CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável;
Miriam Prochnow, secretária executiva do Diálogo Florestal;
Rachel Biderman, diretora do WRI – World Resources Institute;
Ricardo Guimarães, presidente da Thymus Branding;
Roberto S. Waack, presidente do conselho da Amata.
O lançamento acontece no Hotel Radisson Vila Olímpia – Rua Fidêncio Ramos, 420 – São Paulo/SP, CEP 04551-010