Processo de transformação do país leva questão ambiental como ponto principal
O Brasil participou, em setembro, do Primeiro Foro Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu na cidade norte-americana de Nova Iorque. Na ocasião, a presidenta Dilma Rousseff, ressaltou as diversas medidas tomadas pelo país, enfatizando que a sustentabilidade ambiental é uma condição imprescindível para o processo de transformação nacional.
Dilma afirmou que medidas são adotadas em todos os níveis sociais para o desenvolvimento sustentável, tais como: a luta contra o desmatamento, o incentivo às empresas que adotam práticas ambientalmente corretas, fiscalização, conscientização, matriz energética renovável, práticas sustentáveis na agricultura, dentre muitas outras. “Estamos empenhados em levar adiante esse processo de transformação do Brasil tendo a sustentabilidade ambiental como uma condição imprescindível. Esse compromisso com a proteção ambiental se reflete, por exemplo, no fato de sermos, de acordo com as Nações Unidas, o país que mais tem feito pela redução das emissões de gás de efeito estufa”, disse a presidenta.
As iniciativas sustentáveis dentro das empresas estão deixando de ser um diferencial, passando para característica fundamental e necessária. A bióloga do Departamento Ambiental da holding Higi Serv, localizada no Paraná, conta que a responsabilidade com o meio ambiente é uma das premissas laborais adotadas pela empresa. “Desenvolvemos um projeto com foco no uso de materiais e equipamentos de limpeza profissional ecoeficientes. Dentre as ações estabelecidas usamos produtos provenientes de recursos naturais renováveis de baixíssimo impacto ambiental, que preservam a integridade física dos colaboradores e contribuem com a não geração de resíduos sólidos”, destaca a profissional.
O projeto foi elaborado pelo departamento ambiental da Higi Serv, que prioriza, entre outras coisas, o treinamento e a capacitação da equipe de limpeza. “Iniciamos este projeto em 2010. Desde então, substituímos sete produtos de limpeza tradicional por apenas três da linha ecológica, tais como detergente, multiuso e desengraxante. Todos são eficientes e capazes de atender à demanda das empresas, como a remoção de sujidades amenas em áreas administrativas e outras mais agressivas encontradas em área fabril”, contou Priscilla Marques Arruda.
Estes procedimentos adotados pela Higi Serv renderam a holding um certificado atestando que a empresa trabalha com produtos de baixo impacto ambiental. A Biozyme, marca que atua no mercado de limpeza e conservação, concedeu o Atestado, que avalia a postura das corporações quanto à utilização de produtos de limpeza 100% sustentáveis. Todos os produtos da Biozyme apresentam Selo Falcão Bauer que comprova sua responsabilidade com mais altos padrões ambientais (ISO 14000, OSHA 18000 e Saúde Ocupacional).
Sobre a Higi Serv
A holding Higi Serv nasceu em 1977, em Curitiba (PR), com a proposta de prover serviços de terceirização, em serviços de limpeza e conservação, garçons, copeiras, recepcionistas, telefonistas, entre outras. A empresa, de origem familiar, possui quase cinco mil colaboradores espalhados pelo Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. A Higi Serv engloba as empresas Serra Verde Express (operadora do trem turístico do Paraná) e a BWT Operadora de Viagens, que tem a sua frente à visão empreendedora de Adonai Aires de Arruda. O empresário também é presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Paraná (SEAC-PR) e é o primeiro brasileiro a presidir a entidade mundial do setor, a World Federation of Building Service Contractors (WFBSC).