Em sua sétima edição o Trofeu Raça Negra, considerado o “Oscar” da comunidade negra, uma iniciativa da ONG Afrobras, vai homenagear o popstar Michael Jackson no próximo dia 15 de novembro às 20h, na Sala São Paulo, em São Paulo, considerada a maior e mais moderna sala de concertos da América Latina.

O evento é patrocinado por grandes empresas e instituições financeiras como Coca-Cola Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal e Nestlé.

O Trofeu Raça Negra busca destacar autoridades e personalidades negras ou não, nacionais e internacionais que são premiadas por exaltar, enaltecer e divulgar o valor das iniciativas, ações, posturas, trajetórias e realizações que tenham contribuído para o aprofundamento e ampliação da valorização do negro.

O maior evento da raça negra no Brasil promete ser mais uma daquelas noites marcantes, inesquecíveis que ficará cravada em nossa história.

O Trofeu: A primeira edição do “Trofeu Raça Negra” foi criada pela Afrobras em 2000, marcando as festividades dos 500 anos de descobrimento do Brasil, para destacar as personalidades negras que contribuíram em diversas atividades, propiciando às futuras gerações o registro da determinação, trabalho, perseverança e exemplo público na construção e desenvolvimento do Brasil.

Em 2004, aconteceu a segunda edição do trofeu, nos 450 anos de aniversário da cidade de São Paulo – a maior cidade negra do país com 3,3 milhões de habitantes dessa etnia — a Afrobras entendeu ser justo, oportuno e indispensável registrar e exaltar a trajetória e atualidade da participação dos negros na construção do país chamado São Paulo. De 2004 em diante, a ONG resolveu realizar o Trofeu Raça Negra todos os anos, o que vem acontecendo com sucesso de público e mídia.

Afrobras: A Afrobras é uma organização não governamental, fundada em 1997, que reúne intelectuais, autoridades, personalidades, negras ou não, e tem por finalidade trabalhar pela inserção socioeconômica, cultural e educacional dos jovens negros brasileiros [www.afrobras.com.br].

Em âmbito nacional, realiza atividades de informação, formação, capacitação, qualificação e ações afirmativas para inserção e visibilidade do negro brasileiro.

Entre os principais projetos da Afrobras está a Faculdade Zumbi dos Palmares, inaugurada em 21/11/03. As aulas começaram em fevereiro de 2004. Trata-se da primeira faculdade idealizada por negros, tendo como foco a cultura, a história e os valores da negritude (90 % dos alunos são negros auto-declarados). É a primeira e única instituição de ensino superior voltada para a inclusão no negro, da América Latina.

A Faculdade Zumbi dos Palmares tem, na matriz curricular de seus cursos, o compromisso com a implantação da lei 10.639/2003 que institui como obrigatório o ensino de História da África e Afrobrasileira em todos os níveis. Isso garante que os alunos dos diversos cursos tenham a consciência do seu protagonismo na história.

Ainda nessa linha, os cursos buscam formar empreendedores negros, capazes de ocupar cargos mais altos dentro das instituições. Os cursos de Administração, Direito, Técnico em Transportes Terrestres e os novos cursos Pedagogia e Publicidade e Propaganda, tem o foco na excelência de ensino aos seus alunos.

O Vestibular 2009 está agendado para o dia 06 de dezembro e este ano carrega a responsabilidade de manter o conceito de três estrelas divulgado no Guia do Estudante (Editora Abril) que recebeu no curso de Administração.

Além disso, a Afrobras realiza em 13 de Maio, a entrega da Medalha do Mérito Cívico Afro-Brasileiro para autoridades e personalidades que trabalham pela inclusão do negro na educação e no mercado de trabalho.

Para dar maior visibilidade ao negro brasileiro, a Afrobras produz um programa de televisão – Negros em Foco – desde 2004 e conta ainda com a revista Afirmativa Plural (desde 2003), uma das únicas que trata do tema negro no Brasil e no mundo, sendo encontrada nas principais bancas de São Paulo.

No próximo dia 22 de outubro será lançada na web a TV Zumbi, uma televisão feita para internet que segue o mesmo foco das demais mídias produzidas pela ONG.

O reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, atualmente membro do Conselho de Desenvolvimento Económico e Social da Presidência da República, vem, em nível nacional discutindo, em todas as esferas, a implantação das políticas públicas na educação e a transformação social do povo negro através do ensino superior.

Coca-Cola Brasil é sede novamente do lançamento do Trofeu Raça Negra 2009 no Rio de Janeiro – A Coca-Cola Brasil patrocina o evento desde 2005, e será, mais uma vez, patrocinadora do Trofeu Raça Negra, premiação criada pela Afrobras – ONG que reúne intelectuais, autoridades e artistas com a finalidade de trabalhar pela inserção sócio económico cultural e educacional dos jovens negros brasileiros.

E no dia 13 de outubro (terça-feira), a Coca-Cola Brasil sediou o evento que marcou mais uma vez o lançamento da edição 2009 do Raça Negra, durante o qual foram comunicados os indicados ao prêmio em cada categoria. “A Coca-Cola Brasil patrocina a premiação desde 2005 por acreditar na diversidade como importante ferramenta para a troca de pensamentos e experiências”, diz o diretor de Comunicação da Coca-Cola Brasil e do Instituto Coca-Cola Brasil, Marco Simões.

O encontro de lançamento que foi coroado com um almoço reuniu artistas, atletas e personalidades negras e brancas onde o ponto alto fica a certeza de que estas iniciativas austeras intereferem a cada dia na vida social e política do país, o colocando num patamar de justeza e seres humanos fortes em todos os sentidos.

“José Vicente superou barreiras e hoje é uma referência nos que propôs à sociedade brasileira”, pontua a ex-governadora e secretária de Estado do Rio de Janeiro de Assistência Sociale Direitos Humanos.

“Os Estados Unidos da América se firmou na igualdade racial em cima da educação, portanto, é fundamental que um modelo como este seja repetido no Brasil, pois educação é o pilar principal para colocar-nos no mesmo patamar dentro da sociedade”, indica o ator Milton Gonçalves.

Já o ministro Edson Santos, acredita que tem que defender a cada dia as políticas de ações afirmativas.

“Não é muito fácil sintetizar um trabalho que sempre esteve no olho do furacão buscando apoios e afirmações o tempo todo, mas hoje, podemos dizer que já conseguimos colher frutos e já ter que parar para refletir os rumos e o equilíbrio de todo este movimento apoiado por gente como a Coca-Cola que só abre portas para outros entrarem e acreditarem no trabalho”, emociona o reitor José Vicente.

A Fator Brasil conseguiu saber de mais um ponto que percorreu o encontro, que tanto a secretária Benedita da Silva como o ministro Edson Santos e o próprio reitor não revelaram detalhes, mas deixa escapar que estão negociando uma unidade da Unipalmares para o Rio de Janeiro.

Terra.com.br