A capital econômica do Brasil, uma das seis sedes do futebol olímpico dos Jogos Olímpicos Rio 2016, também é um dos principais destinos turísticos das américas

Por Geraldo Gurgel

O Estado de São Paulo reserva muitas surpresas aos visitantes. Da cosmopolita capital, às praias, montanhas, rios e florestas preservadas. Não faltam atrações para os que chegam a passeio ou negócio. A capital paulista conta com as maiores comunidades italiana e japonesa, respectivamente, fora da Itália e Japão, e brasileiros de todos os estados, que chegam à procura de oportunidades, cultura e diversão nas mais diversas manifestações. Com mais de 10 milhões de habitantes, a maior cidade do hemisfério sul e uma das mais populosas do planeta é o centro mais cosmopolita do Brasil e o mais movimentado da América Latina.
Capital da cultura, gastronomia, entretenimento, economia, moda e muito mais, São Paulo tem tudo que os visitantes esperam, a qualquer hora do dia. São 282 salas de cinema, 184 casas de espetáculos, 53 shoppings, dezenas de ruas comerciais temáticas, 111 parques e áreas verdes, 146 bibliotecas, inúmeras casas noturnas, restaurantes, bares, festas e exposições.

Além das atrações permanentes, o calendário de eventos locais – com peso internacional – atrai ainda mais turistas em busca de espetáculos artísticos e culturais, como a Bienal de Arte, eventos temáticos como a maior Parada Gay do mundo, e eventos esportivos, como a Fórmula 1 e, atualmente, o futebol olímpico. A metrópole é o principal destino brasileiro de turismo de negócio e tem a maior rede hoteleira do Brasil, incluindo redes internacionais e hotéis de luxo.
Pensando na ampliação do conhecimento e de olho nas oportunidades de trabalho com o turismo, o estudante de Letras, Daniel Almeida, 26 anos, de Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, foi um dos paulistas que fizeram os cursos do programa Braços Abertos, do Ministério do Turismo, direcionados para atender bem o turista. “Eu achei o curso bem elaborado. Foi realmente muito válido, pois além do uso prático da língua inglesa, eu tive oportunidade de aprender mais sobre esse segmento tão importante para o estado de São Paulo e muitos outros estados”, disse.
O Ministério do Turismo já investiu, na capital paulista, R$ 286 milhões em projetos, obras e formação profissional, do total de R$ 1,1 bilhão de investimentos em todo o estado. Destaque para a sinalização turística e dois dos principais equipamentos do turismo de negócios e eventos da capital: o Complexo do Anhembi e o Autódromo de Interlagos.

ARENA CORINTHIANS – O estádio sede dos jogos do futebol olímpico da Rio 2016, em São Paulo, é a casa do clube de futebol Corinthians. A arena foi a escolhida para sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014. A capacidade é de 48 mil lugares e o conceito arquitetônico é diferenciado, com formato retangular, mantendo os torcedores próximos do gramado. Quem tiver a oportunidade de assistir a um jogo no “Itaquerão”, pode aproveitar para conhecer o Museu do Povo, que conta a história do clube por meio das lembranças doadas pelos torcedores.

Fonte: Ascom/Ministério do Turismo