Itatiba/SP recebeu o reconhecimento nacional como a 14ª cidade brasileira a realizar com empenho, durante a última década, ações para se consolidar no setor de Turismo Rural, segundo a Expedia, empresa de viagens e tecnologia norte-americana.

O Turismo Rural é um dos grandes focos do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico da cidade, prova disto é que a cidade foi eleita entre 21 melhores dosetor. A cidade pretende se tornar MIT – Município de Interesse Turístico, projeto de lei já aprovado na Câmara de Vereadores de Itatiba e que agora tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aguardando votação. Atualmente, o município  com centenas de  sítios, chácaras e de muitas cachoeiras e lagos para pesca, se sustenta nas principais vertentes do desenvolvimento turismo rural: o agroturismo, através das visitas em áreas de produção , com grande destaque para a fruticultura,  junto à comercialização de uma gama de produtos de origem artesanal. As fazendas coloniais do século XIX, restauradas e direcionadas para o turismo histórico/cultural e para a realização de diversas modalidades de eventos, com ênfase nos casamentos. E por fim, a adequação de demais áreas para a implementação de negócios relacionados á serviços de alimentação, hospedagem e lazer.

“Também deve ser ressaltado o trabalho realizado pelo Polo Turístico do circuito das Frutas, através da divulgação e promoção cooperada entre as cidades envolvidas, a proximidade da grande São Paulo, maior núcleo emissor de visitantes do país e às excelentes rodovias de acesso”, concluiu Eduardo Bettin, Presidente do Contur.

Fonte: Jornal da Região

 

Creative Commons – Atribuição: joao batista Shimoto

Siga-nos em:

Comments

comments