O Ministério do Turismo em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (Fapeu/SC) abre as inscrições para a segunda edição do curso a distância de Regionalização do Turismo. O curso visa oferecer subsídios para 2000 atores sociais diretamente envolvidos com o desenvolvimento do turismo em todo o Brasil.
A principal meta do curso é promover um conjunto de atividades educacionais que contemplem, adequada e satisfatoriamente, os seguintes objetivos: difundir, em todo o território nacional, as diretrizes operacionais necessárias ao desenvolvimento do Turismo regional em todo o Brasil; promover orientação específica e qualificada para a elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento do Turismo regional; fomentar a realização de debates educacionais voltados para o aprimoramento do processo de implantação e gestão do desenvolvimento do Turismo sustentável no Brasil.
Se o número de inscritos ultrapassarem o número de vagas ofertadas para este curso, haverá um processo de seleção orientado pelo Ministério do Turismo. Neste caso, constarão como principais critérios de seleção:
Ser membro de um dos grupos gestores do Projeto 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional ou das instâncias de governança regionais onde estão inseridos os 65 Destinos Indutores
Fazer parte do Fórum/Conselho Estadual de Turismo
Ser funcionário de carreira do órgão oficial de turismo do estado ou município
Atuar como interlocutor do Programa de Regionalização
Ser empresário de alguma instituição/empresa do trade turístico
Exercer cargo de liderança em alguma organização não governamental relacionada à atividade turística
A lista de alunos selecionados para o Curso de Regionalização do Turismo será divulgada no endereço http://www.sead.ufsc.br. Todos os candidatos selecionados serão convidados, por e-mail, a efetuarem suas matrículas para o curso.
As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de janeiro através do site www.sead.ufsc.br e www.turismo.gov.br/ead. Vale lembrar que não serão permitidas inscrições para quem já participou da primeira edição do curso.
O curso está previsto para iniciar na 2ª quinzena de março a junho de 2010, somando 120h/aulas.
Secretaria de Estado do Turismo de Amapá