Parabéns pela Biografia, Gostaria muito de conhece – lo pessoalmente.

Aproveito para convida – los para o lançamento do nosso livro, digo nosso por que foi escrito por várias mãos. Alumínio na Amazônia: Saúde dos Trabalhadores Meio Ambiente e Movimento Social.

Fico feliz quando deparo com historias como esta de Hécules Góes, Marina Silva e Chico Mendes, pois nos inspira a continuar na luta em defesa de um planeta saudavel a todos,principalmente as futuras gerações que dependem do nosso comportamento hoje.

UM POUCO DE MIM

Nasci em Belém do Pará, sou filho de pais humildes e o terceiro filho de dez irmãos, com dez anos de idade comecei correr estrada atras de algo que podesse amenizar um pouco o sofrimento do meu povo( na época basicamente minha família).

Primeiro morei em Curitiba com meus tios, depois em São Paulo com outro tio chamados tios ricos,sempre com muita saudade de minha terra do meu açai,manga,farinha,cupuaçu,bacuri,uchi,bacaba,tacaca,maniçoba,e a festa do círio.

Mas tambem tinha uma vontade de não voltar para continuar sofrendo junto com meus pais e irmãos.Aproveitei a oportunidade e tentei recuperar os dez anos que não estudei, pois eu nainda era analfabeto.Recuperei conclui o ensino fundamental antigo primeiro grau,terminei segundo grau hoje ensino médio mas com inteção de arrumar um bom emprego, do que para prestar vestibular.Ralei,ralei,ralei consegui depois de trabalhar em Curitiba e São Paulo e  muita insistencia e vontade de voltar a minha terra e ser util ao meu povo agora no sentido geral, voltei.

Fiz tres vezes o segundo grau hoje ensino médio. Em 2000 com 42 anos consegui chegar a Universidade Estadual do Pará – UEPA,curso de Engenharia Ambiental.

Após me formar em 2006, começou a grande luta pois nessa época eu ja trabalhava a 15 anos em uma empresa da Vale do Rio Doce, hoje simplesmente Vale,pra quem, não sabemos e o doce virou amargo para os trabalhadores, que produzem Alumina e Aluminio.Duas empresas que abriram as portas do Município de Barcarena no Pará para se tornar um dos maiores pólos industriais de produção de Alumina, Alumínio e Caulim do Estado e do Brsil.

Industrias de um volume enorme de agentes poluidores em toda a sua cadeia produtiva todos nocivos. Solo água e ar, são atacados continuamente por esses resíduos sejam eles Sólidos, Líquidos ou gasosos.

Mesmo formado a empresa Alunorte da qual eu sou funcionário a 14 anos, não deixa eu trabalhar na área de meio ambiente por causa das minhas posições com os crimes ambientais que tem ocorridos aqui.A prática de assédio moral é deslanchada por isso resolvemos soltar o nosso grita através do nosso livro.

Tambem sou negro,tambem sou evangélico,tambem sou ambientalista, sou operário, sou engenheiro, e sou cidadão brasileiro,e não desisto nunca.

Com relação a cadeia produtiva do Alumínio no Pará eu costumo dizer que:
A Amazônia por si só sustenta seus filhos e conserva sua biodiversidades.
Gostaria de Participar dessa Caravana.O que é preciso?
Manoel Maria de Morais Paiva
Engenheiro Ambiental
CREA/PA 14300D.
ECOSAAM – Ecologia Sócio Ambiental da Amazônia(Diretor Geral)
CTB – Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil/Pará.(Diretor)
CTB/NACIONAL – Membro da comissão de Meio Ambiente.
FBOMS – Comissão de discussão do Aquecimento Global.(GTenergia).
Endereço: Travessa Isidoro de Carvalho 547 Qd 346 Lt 08 Vila dos Cabanos Barcarena – Pará.
CEP 68447000.
Fone/Fax (91) 37544965 / 37543991 / 88713621
mmmpaiva@yahoo.com.br
ongecosaam@yahoo.com.br