A Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base) vai começar a mapear todo o sistema de transmissão de energia elétrica do país para identificar e avaliar os pontos de congruência que podem ser compartilhados com o serviço de banda larga.
Uma parcela do sistema de transmissão de energia do país está equipada com uma estrutura de cabos chamada OPGW, que funciona como para-raios e também como condutor de fibra ótica, para transmitir comunicação.
“O que pretendemos levantar é se, com essa possibilidade de transmissão de dados com objetivo de banda larga, esses cabos estão dimensionados para agregar mais banda larga ou se seria necessário trocar alguns cabos”, afirma Paulo Godoy, presidente da Abdib.
“Também veremos se há cabos em que a estrutura está ou não preparada para suportar o peso, ou se seria necessário reforçar torres.”
A ideia é também reconhecer investimentos necessários para compatibilizar sistemas nos pontos em que ainda não há duplicidade, segundo Godoy, que diz que a iniciativa de desenvolver o estudo foi tratada em diálogo com o ministro Paulo Bernardo (Comunicações).
O trabalho pode ser posteriormente usado pelo governo, segundo Godoy.
“Temos cerca de 100 mil quilômetros na rede básica do sistema interligado nacional. Faremos o levantamento dessas linhas e levaremos aos órgãos reguladores”, diz.

Fonte: Folha de São Paulo