O novo horizonte

Finalmente, o turismo brasileiro conquista a independência e começa a comandar o próprio destino. A concessão do registro sindical à Confederação Nacional do Turismo – CNTur, oferece um novo cenário de perspectivas e oportunidades para todos os segmentos que compõem a cadeia econômica do turismo brasileiro. Juntos, vamos estabelecer uma nova realidade para o turismo no Brasil!

Nelson de Abreu Pinto
Presidente

A CNTur
A Confederação Nacional do Turismo – CNTur, é uma entidade sindical de 3º grau de representação, no âmbito nacional, da categoria econômica do turismo brasileiro. É gestora, articuladora e coordenadora dos interesses inerentes a categoria do turismo nacional, junto ao setor privado e às autoridades nas três esferas de governo.

Presença Nacional

  • A Confederação Nacional do Turismo – CNTur, é composta por cinco federações sindicais:
  • Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo – FHORESP
  • Federação Nacional do Turismo – FENACTUR
  • Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina – FHORESC
  • Federação Nacional de Empresas de Refeições Coletivas – FENERC
  • Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Minas Gerais – FHOREMG

A CNTur está presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, com 78 sindicatos filiados às suas federações sindicais.

Órgãos de Gestão
A estrutura organizacional da Confederação Nacional do Turismo é composta pelos seguintes órgãos:

  • Conselho de Representantes
  • Diretoria Plena
  • Diretoria Executiva
  • Comitês Executivos de Turismo, Hotelaria e Restaurantes
  • Conselho Estratégico
  • Conselho das Entidades Nacionais
  • Conselho Fiscal
  • Conselho Sindical
  • Rede Brasil de Qualificação em Turismo
  • Diretorias Regionais
  • Equipe de Gestão Operacional

Registros Históricos

  • 16 de setembro de 1998 – é criada a Confederação Nacional do Turismo – CNTur.
  • 28 de janeiro de 2009 – é homologado, pelo Ministério de Trabalho e Emprego, o registro sindical para a representação da categoria econômica do turismo, no âmbito nacional.
  • 22 de abril de 2009 – passa a integrar o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – CODEFAT, por decreto presidencial.
  • 24 de abril de 2009 – passa a integrar o Grupo de Apoio ao CODEFAT – GAP.
  • 08 de maio de 2009 – o senador Leomar Quintanilha (PMDB/TO), presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, apresenta o PLS 174/09, que cria o Serviço Social do Turismo – SESTur, e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo – SENATur.
  • 03 de julho de 2009 – passa a integrar o Conselho Nacional do Turismo, no âmbito do Ministério do Turismo.
  • 24 de julho de 2009 – passa a compor o Comitê de Acompanhamento de Assuntos Trabalhistas – CAAT, no âmbito do Ministério de Trabalho e Emprego.
  • 31 de julho de 2009 – lançamento da Rede Brasil de Qualificação em Turismo, formada por uma rede cooperada de instituições de ensino no turismo, com presença nos 26 Estados e no Distrito Federal.

O Sistema “S” do Turismo
O Sistema “S” do Turismo integrará o turismo ao esporte, à cultura, à saúde e à educação.

SENATur
Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo
Tem por objetivo qualificar gestores e profissionais de empresas em todas as áreas do turismo, com base em um novo paradigma de qualidade para o setor.

SESTur
Serviço Social do Turismo
Prevê a implantação de políticas de proteção e valorização humana, voltadas para a saúde, lazer, cultura e desporto, tendo como prioridade o atendimento à família, à criança, aos idosos e aos portadores de necessidades especiais.

Rede Brasil de Qualificação e Desenvolvimento Social do Turismo
É uma rede cooperada de instituições de ensino do turismo, presente em todos os Estados brasileiros, que tem como propósito desenvolver ações articuladas pela CNTur, a curto prazo, a fim de implantar um novo padrão na qualificação profissional do turismo, e, com isso, preparar o Brasil para a Copa do Mundo de 2014.

Macroprojetos

Plataforma Nacional de Turismo
Elaboração de planejamento estratégico para a construção de uma nova plataforma para o desenvolvimento sustentável do turismo brasileiro.
O intuito é estabelecer estratégias e ações a curto, médio e longo prazo, a fim de potencializar o desenvolvimento do turismo nacional, com foco nas identidades regionais, de forma homogênea.

Turismo para todos
Macroprojeto indutor das ações da Confederação Nacional do Turismo – CNTur, o qual formula programas e atividades de estímulo e fortalecimento do turismo interno,por meio da implementação de políticas públicas, que busquem desonerar o custo de gestão do setor e reduzir a carga tributária, taxas e emolumentos. Esse projeto tem por meta tornar acessível o Brasil a todos os brasileiros.

Copa do Mundo 2014
Todas as estratégias e ações da Confederação Nacional do Turismo – CNTur, levam em conta o fato de o Brasil sediar a Copa do Mundo de 2014. Neste macroprojeto, insere-se a implantação do Sistema “S” do Turismo e da Rede Brasil de Qualificação em Turismo. O intuito é capacitar trabalhadores e fomentar a geração de negócios para as empresas do setor, tendo como foco a Copa do Mundo.

Atividades Socioculturais
Macroprojeto de promoção e integração nacional, por meio de estímulo às atividades sociais e culturais, com foco em diferentes regiões, costumes, gastronomia e artesanato. A finalidade é gerar valores agregados ao turismo em cidades indutoras do turismo e seu entorno, apoiando prioritariamente as micro e pequenas empresas, para o fortalecimento do turismo regional e a geração de emprego e renda.

Revista Ecoturismo