Nos últimos anos, a facilidade de acesso e conectividade dos aparelhos móveis tem refletido diretamente nas novas formas de utilizados dos aparelhos eletrônicos. Pesquisas recentes comprovam que o e-commerce via dispositivos móveis não para de crescer.
De acordo com pesquisa da Google, na Coreia do Sul e na China, respectivamente, 92% e 83% dos habitantes com mais de 16 anos aptos a fazerem compras o fazem utilizando dispositivos móveis. No Brasil e Argentina o crescimento também é notável, com um aumento 150% em relação no último ano em relação a 2013.
Outro dado aponta que em 2015, 50% das visitas feitas em sites comerciais adivinham de aparelhos móveis e 50% via desktop. Em 2017, 69% das visitas eram feitas via mobile e apenas 31% via computador. A mudança tem reflexo direto nas vendas online. Em 2016, por exemplo, as vendas por smartphones e tablets chegaram a 30% somente, enquanto que em 2017 essas transações subiram para 45%.
Em 2017, durante a black friday brasil, a compra via mobile aumentou 81,8% na comparação com 2016. Quase 30% dos pedidos já são realizados por meio de dispositivos móveis.
Diante das mudanças, as empresas estão investindo cada vez mais em lojas virtuais e em acessibilidade, uma vez que o cliente de e-commerce tende a utilizar cada vez mais dispositivos móveis, o mercado mobile com modelos mais sofisticados e repletos de novos recursos para tornar a vida do usuário mais rápida e prática.