São eles o americano M. K. Asante e os brasileiros Dagmar Garroux, Milena Boniolo e Manoel da Cunha

 

São Paulo, 6 de outubro de 2011 — O 2º Fórum Global de Sustentabilidade SWU, que acontece entre os dias 12 e 14 de novembro em Paulínia (SP), anuncia a participação de mais quatro palestrantes: o escritor, professor e cineasta americano M.K. Asante; a educadora Dagmar Garroux, fundadora da Casa do Zezinho; a cientista Milena Boniolo, que ganhou o Prêmio Jovem Cientista (2006) com trabalho de tratamento de efluentes radioativos; e Manoel da Cunha, presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros.

 

Eles se juntam a um time de palestrantes que já conta com os músicos Neil Young e Bob Geldof, a Nobel da Paz Rigoberta Menchú, a ex-ministra Marina Silva e os ambientalistas Céline Cousteau e David de Rothschild, entre outros.

 

Em sua segunda edição este ano, o Fórum Global de Sustentabilidade SWU promove, mais uma vez, três dias de debates e discussões em torno de ideias, experiências e propostas para a sustentabilidade, contemplando os seus três pilares (social, ambiental e econômico). O evento acontece no Theatro Municipal de Paulínia, dentro da área onde será montado o festival SWU. O objetivo do encontro é fomentar debates em torno da sustentabilidade através do exemplo e da experiência de pessoas, empresas e organizações que já contribuem para um modo de vida mais sustentável.

 

M. K. Asante

O americano M.K. Asante é um premiado cineasta, escritor e professor, ganhador do 2009 Award Langston Hughes. Suas obras abordam os movimentos populares, o ativismo social, o hip hop e a cultura afro-americana.

Nascido no Zimbábue e criado na Filadélfia, Asante tem divulgado seu trabalho na África, Europa, América do Sul, Caribe e Estados Unidos.  Seu último livro, “It’s Bigger Than Hip Hop, foi classificado pelo jornal Los Angeles Times como “um livro poderoso capaz de movê-lo para a ação e questionar os problemas da América”. Seus outros dois títulos, “Beautiful. And Ugly Too” e “Like Water Running Off My Back”, são de poesia, sendo o último vencedor do Academy of American Poets Jean Corrie Prize.

 

Asante também escreveu, dirigiu e produziu o filme “The Black Candle”, narrado por Maya Angelou e vencedor de Melhor Documentário no Festival de Cinema Documentário Mundial da África. Escreveu e produziu ainda “500 Years Later”, vencedor de cinco prêmios internacionais: o prêmio de melhor documentário no Festival de Cinema Pan Africano, no Festival de Cinema de Bridgetown, no Festival de Cinema Internacional de Harlem, assim como o título de melhor filme no Festival de Cinema de Berlim e o prêmio Breaking the Chains, das Nações Unidas.

 

Asante estudou na Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres, na Lafayette College e na UCLA School of Film and Television, em Los Angeles. É também professor de cinema e criação no Departamento de Inglês e Artes da Linguagem da Morgan State University, em Maryland.

 

Dagmar Garroux

Dagmar Garroux é educadora e criadora da Pedagogia do Arco Íris, uma pedagogia centrada em ideias de interesse social de pleno desenvolvimento humano para crianças e jovens da baixa renda. Em 1994, à frente de um grupo de educadores identificados com sua proposta, fundou a Casa do Zezinho em uma região de extrema violência na periferia da zona sul de São Paulo – o chamado “Triângulo da Morte”, área de entroncamento entre Capão Redondo, Jardim São Luiz e Jardim Ângela.

Desde a sua fundação, a organização não parou de crescer e hoje abriga 1800 jovens e crianças, com vários programas sociais que incluem as famílias. Com uma crença inabalável em uma educação de reciprocidade e de escuta, “Tia Dag”, como é chamada, reúne milhares de histórias nos 16 anos de existência da Casa do Zezinho.

 

Milena Boniolo

Milena cursou Química nas Faculdades Oswaldo Cruz. Apesar da pouca idade, tem posições bastante firmes em relação ao universo acadêmico, que conhece bem de perto, e a necessidade da academia rever suas relações com a indústria, os setores produtivos e sociedade em geral. Reconhecida como pesquisadora de talento extraordinário, ganhou o Prêmio Jovem Cientista, edição 2006, na categoria graduados, com o trabalho “Uso da casca de banana para tratamento de efluentes radioativos”. Atualmente, é doutoranda em química pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos, no interior paulista).

 

Manoel da Cunha

Manoel da Cunha é presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros. Nasceu no Amazonas e até os 24 anos viveu em um regime de semi-escravidão, trabalhando como seringueiro na floresta amazônica. Foi um dos ativistas pelas mudanças nas condições do trabalho na região, através do Movimento de Educação de Base (MEB). Aprendeu a ler graças à própria força de vontade e nunca estudou. Em 1997, ele e um grupo de seringueiros criaram a primeira reserva extrativista do Estado do Amazonas, no Médio Juruá. Toda a produção da reserva é vendida por meio da associação de seringueiros ou da cooperativa. A comunidade já fornece de 15 a 20 toneladas de óleo diretamente para as grandes empresas do país.

 

Fórum 2011

 

Além de M. K. Asante, Dagmar Garroux, Milena Boniolo e Manoel da Cunha, o 2º Fórum Global de Sustentabilidade terá como palestrantes  os músicos Neil Young e Bob Geldof; a ex-senadora Marina Silva;  o professor José Eli da Veiga (especialista em desenvolvimento sustentável); John Rose (criador da ONG Waves4Water); Virgílio Viana (diretor geral da Fundação Amazonas Sustentável); Mario Mantovani (diretor da SOS Mata Atlântica); Julia Craik (ativista e diretora do estúdio de música sustentável Premises Studios); Anna Gabriel (filha do músico Peter Gabriel e uma das criadoras do Voice Project) e seu marido, Hunter Heaney; a estilista americana Donna Karan; William McDonough e Michael Braugart, da empresa de design sustentável Cradle to Cradle; Céline Cousteau (neta do historiador marítimo Jacques Cousteau e defensora dos oceanos e do meio ambiente); David de Rothschild, que comandou uma expedição pelo Pacífico com um barco feito 100% de plástico; o cientista israelense David Cahen (chefe do Departamento de Energia Alternativa do Instituto Weizmann de Ciências de Israel); o presidente da ONG britânica SolarAid, Steve Andrews; e a cineasta Lais Bodansky, entre outros.

 

Sobre o SWU

O SWU (Starts With You – Começa Com Você) é um movimento que convida a repensar atitudes, trazendo o debate sobre sustentabilidade para a esfera individual de ação – demonstrando como as nossas escolhas diárias podem contribuir para um mundo mais sustentável. Idealizado pelo Grupo Totalcom, de Eduardo Fischer, o movimento teve início em junho 2010 com uma plataforma de ações de comunicação e engajamento que teve como seu primeiro grande marco de celebração o SWU Music and Arts Festival.

 

Informações para a imprensa

 

SWU Institucional e Movimento SWU de sustentabilidade

MVL Comunicação

E-mail: equipeswu@mvl.com.br

Telefones: 55 11 3594-0349 / 3594-0372 / 3594-0308

Website: www.mvl.com.br

 

SWU Music and Arts Festival

Media Mania Comunicação & Imagem

E-mail geral: mediabox@mediamania.com.br

Telefone: 55 21 2497-1779

Website: www.midiorama.com.br

 

SWU na internet e nas redes sociais

Website: www.swu.com.br

Twitter: www.twitter.com/swubrasil

Facebook: www.facebook.com/SWUBrasil

Orkut: www.orkut.com.br/Community?cmm=102758132

Flickr: www.flickr.com/photos/swubrasil

Youtube: www.youtube.com/swubrasil

 

 

 


Jacqueline Manfrin

55 11 3594-0349 / 9548-1724

Alameda Santos, 1827 – 13º andar – conj. 131
01419-002 São Paulo SP Brasil

jacqueline.manfrin@mvl.com.br

www.mvl.com.br