Realização da Olimpíada, entrega de obras de infraestrutura e avanços em demandas do setor produtivo marcaram este período
Por Walquíria Henriques

O turismo brasileiro avançou em questões importantes em 2016. O ano foi marcado pela realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, quando o país recebeu 500 mil turistas internacionais e registrou aumento de 38% na receita cambial do turismo. E termina com boas expectativas para 2017 com a projeção de 73,4 milhões de viagens de dezembro a fevereiro do próximo ano e a injeção de R$ 100 bilhões na economia.
A Olimpíada reforçou a imagem do Brasil como bom anfitrião e gerou um legado de imagem sem precedentes também para a cidade do Rio de Janeiro. Mais de 87 % dos turistas estrangeiros, ouvidos pelo Ministério do Turismo, manifestaram intenção de retornar ao país. A boa avaliação é maior ainda entre os brasileiros: 94,2% dos entrevistaram disseram que vão voltar ao Rio de Janeiro.
A isenção temporária de vistos, adotada no período, foi usada por 74,7% dos turistas dos países beneficiados (EUA, Canadá, Japão e Austrália). Mais de 82% deles disseram que isto facilitaria um retorno ao Brasil.   A Casa Brasil, principal ação de divulgação dos destinos e promoção do país na Olimpíada, atraiu 500 mil visitantes.
Na pauta legislativa, o MTur articulou e conseguiu a aprovação do projeto que reduziu de 25% para 6% o imposto sobre remessas ao exterior para pagamentos de gastos com viagens.
ESTRUTURAÇÃO DE DESTINOS – O Ministério do Turismo avançou na implantação da infraestrutura turística, com a entrega 1052 obras em todos os estados, com investimento de R$ 499 milhões. Além disso, o ministro Marx Beltrão anunciou, em novembro, a liberação de R$ 16, 5 milhões para 13 obras do PAC do Turismo.
Este ano, o MTur trabalhou ainda na atualização do Mapa Brasileiro do Turismo. Agora, o país conta com 2.175 cidades em 291 regiões turísticas.

TURISMO RESPONSÁVEL – No ano marcado pelo tema ‘Acessibilidade”, o Ministério do Turismo comemorou o Dia Mundial do Turismo com uma grande ação de mobilização sobre o tema. A Pasta levou três pessoas com deficiência para conhecer destinos inesquecíveis pelo país. A viagem terminou em um grande encontro no Rio de Janeiro, sede dos Jogos Paralímpicos.

Também este ano, o MTur lançou três publicações para públicos específicos de interesse do setor: Guia para Atender Bem o Turista LGBT, o idoso e o turista com deficiência.

INSTITUCIONAL – No campo institucional, o Ministério se uniu a outras pastas na campanha de combate ao Aedes aegypti e mobilizou o setor produtivo do turismo pela causa.

Comemorou ainda os 50 anos da Embratur e do Conselho Nacional de Turismo.

Fonte: Ministério do Turismo