O secretário nacional de Políticas do Turismo, Carlos Silva, lançou na manhã de hoje, em São Paulo, o 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que ocorre no Anhembi, na capital paulista, entre 26 e 30 de maio. “A quinta edição do Salão do Turismo ocorre em um momento muito especial, onde comprovamos o acerto da decisão de apostar no turismo doméstico brasileiro, que nos ajudou a superar a crise econômica do ano passado”, disse o secretário. “Superada a crise, o Brasil vive um aumento no número de consumidores. Esses novos consumidores já começam, inclusive, a incluir as viagens e o turismo na cesta de produtos e serviços que consomem”, acrescentou.

Carlos Silva destacou algumas estatísticas que mostram o crescimento do consumo do turismo doméstico, como as taxas de desembarques nacionais, ampliadas ano a ano, e o aumento de 16% na demanda estimada para este ano pelo empresariado turístico, registrada em pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. “Sabemos que as campanhas do Ministério do Turismo também contribuíram diretamente para esse aumento do turismo interno e queremos mostrar a nossos consumidores toda a diversidade da oferta nacional dentro do 5º Salão do Turismo”, completou, lembrando que a partir do próximo dia 9 o MTur lança campanha em rádios e redes de televisão para convidar os consumidores a visitarem o Salão.

As novidades para a próxima edição do evento foram apresentadas pela coordenadora geral do Salão do Turismo, Isabel Barnasque. “O Salão é um grande evento, mas quero destacar que ele é uma estratégia do Programa de Regionalização do Turismo. Trata-se de uma estratégia de apoio à comercialização mas, com o sucesso da Área de Comercialização do Salão, hoje o evento em si é um espaço de vendas, não apenas de apoio”, lembrou. A coordenadora geral do Salão destacou o novo horário de funcionamento (confira abaixo) e o objetivo de alcançar público semelhante ao da edição de 2009 do Salão: 100 mil visitantes. Na Feira de Roteiros, coração do evento, onde são apresentados os roteiros turísticos dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal, haverá 18 novos roteiros.

Para o Núcleo de Conhecimento estão programadas 71 atividades, totalizando 161 palestrantes nos quatro dias de realização do módulo. “O Núcleo de Conhecimento é uma oportunidade para ouvirmos opiniões e aprendermos com outras experiências, algo fundamental para quem está se preparando para receber eventos como os que o Brasil receberá em 2014 e 2016”, acrescentou o secretário Carlos Silva.

A Área de Gastronomia volta a contar com a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que levará quatro chefs para preparar os pratos típicos das cinco macrorregiões brasileiras dentro do evento. No palco principal e nos palcos espalhados pelo Anhembi, os visitantes poderão assistir a mais de 80 apresentações artísticas que integram a programação de Manifestações Artísticas do 5º Salão do Turismo. Para os profissionais do setor, a Rodada de Negócios tem seu formato ampliado, tornando-se Encontro de Negócios e reunindo representantes do poder público e do empresariado local na divulgação e comercialização de destinos e roteiros turísticos junto aos operadores.

O diretor da empresa vencedora da licitação para realização do evento, a Reed Alcantara Machado, Eduardo Sanovicz, comemorou a presença, na próxima edição do Salão do Turismo, das principais operadoras de turismo do Brasil, assim como das principais companhias aéreas que voam no país. “O Salão do Turismo é um evento único nas Américas. Reunir 100 mil pessoas em cinco dias de duração é uma conquista que este evento alcançou”, disse. “Um público que cada vez compra mais viagens dentro do próprio Salão”, lembrou a coordenadora executiva do evento, explicando a criação da Área de Comercialização, inexistente na primeira edição do Salão.

Anote:
5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil
26 a 30 de maio, no Anhembi, em São Paulo
Informações completas: www.salao.turismo.gov.br
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