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Programe suas viagens para garantir boas vantangens

 

Os próximos feridos de Nossa Senhora Aparecida e Finados estão chegando, então já está na hora de programar sua viagem para conseguir economizar. Isso porque passagens compradas com antecedência saem bem mais baratas. Siga algumas dicas:

Planeje – A melhor forma de viajar e economizar é planejar.

Pesquise – A hospedagem em hotéis ou pousadas garante economia. Em outros países é possível alugar casas ou apartamentos de maneira fácil, basta consultar os sites especializados. Em alguns casos, vale a pena priorizar o aluguel de uma casa e comprar os itens no supermercado para preparar as refeições

Aproveite a época de crise – Especialistas garanten quem por causa da crise, ainda é possível conseguir boas ofertas para viajar mesmo mais próximo da data desejada.

Faça viagens pelo Brasil – Consumidores do Rio têm procurado destinos como Búzios, Angra dos Reis e Paraty. Alguns pacotes com bilhetes aéreos muito procurados são Porto Seguro (BA), Foz do Iguaçu (PR) e Gramado (RS). Muitos deixaram de fazer viagens internacionais e passaram a fazer várias nacionais.

Fique atento – Especialistas recomendam que, antes de contratar o serviço de uma agência de viagem, um guia turístico ou uma locadora de veículos, o consumidor deve verificar se a empresa é idônea, cumpre suas ofertas, está cadastrada no site do Ministério do Turismo (cadastur.turismo.gov.br) e se há reclamações contra ela no Procon, em outros sites e nas mídias sociais.

Saiba seus direitos – Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), tanto no aeroporto quanto na rodoviária, a partir do momento em que o check-in é feito, a empresa passa a ser responsável pela bagagem do passageiro. Caso ocorra extravio ou dano, cabe a ela indenizá-lo. Se o extravio ocorrer na ida, a companhia aérea deve arcar com as despesas referentes à compra de itens essenciais, como produtos de higiene e roupas (guarde todos os comprovantes).
O Procon Estadual alerta que o consumidor deve guardar todos os documentos e recibos relacionados à viagem, caso precise fazer uma reclamação. Assim, a questão pode ser resolvida com facilidade. A empresa de transporte deve cumprir suas obrigações, caso ocorram atrasos ou cancelamentos. Se optar por viajar de ônibus, e a viagem atrasar por mais de uma hora, o cliente pode solicitar outra passagem — para outro dia ou horário e para o mesmo destino — ou pedir de volta o valor pago.
Se a viagem de avião atrasar, direitos como ligações telefônicas, acesso à internet, alimentação e hospedagem são assegurados, conforme o tempo de atraso. Caso o voo seja cancelado, pode-se pedir o reembolso ou escolher outro dia e horário de viagem.