Antes de viajar a pessoa deve se informar sobre os hábitos da região ou riscos de saúde pública. A vacinação, o tratamento profilático e as medidas preventivas podem ser fundamentais para os viajantes.

Vacinação:
Febre Amarela – Quem for a países onde há febre amarela deve ser vacinado contra esta doença. A vacina é dada nos centros de vacinação internacional e deve ser aplicada, pelo menos, dez dias antes da partida.

Pode haver ainda necessidade de fazer outras vacinas de acordo com os países de destino. Consulte o seu médico assistente ou dirija-se ao centro de saúde da sua área de residência.

Tratamento Profilático:
Paludismo (Malária) – Quem for à India, ou a países do Sul da Ásia, do Mediterrâneo Oriental, da África ou da América do Sul deve fazer previamente tratamento profilátivo contra o paludismo. Para tal, consulte a Autoridade de Saúde do seu conselho ou o seu médico assistente ou no Centro de Saúde da sua área de residência.

Medidas Preventivas:
Cólera e outras diarréias – Quem vai a países ou regiões onde as condições de salubridade são deficientes, deve tomar precauções para evitar doenças e diarréias;

Bebidas – Beba água engarrafada, fervida ou desinfetada; beba chá, café e outras bebidas engarrafadas ou hermeticamente embaladas; beba leite fervido ou pasteurizado;

Alimentos – Coma frutas e vegetais cozidos ou descascados, quando crus; coma alimentos que sejam bem cozinhados (passados) e preparados na hora e evite os pratos que levem molhos de ovos crus ou mal passados – molhos como maionese ou molho holandês, “mousses”, etc.

Detalhes e informações ainda sobre passaporte, guias, hotéis aconselhados, etc.

Cristina Ribeiro