Estão abertas as vagas para os que querem trabalhar em navios na próxima temporada de Cruzeiros Marítimos no Brasil e para roteiros internacionais. As entrevistas terão início ainda este mês e as vagas, com salários entre US$ 550 e US$ 1200, são dirigidas para jovens entre 18 e 35 anos com inglês fluente.
O número de vagas disponíveis para a temporada 2010/2011 aqui no Brasil ainda não está definido, mas a tendência é de aumento, uma vez que o setor de Cruzeiros tem avançado no país. Nos últimos oito anos, o turismo marítimo cresceu 623%, ou seja, teve expansão média de 33% ao ano, e a legislação nacional de cabotagem exige que pelo menos 25% da tripulação de cada navio seja composta por brasileiros.
Na temporada 2007/2008 foram gerados 1.462 empregos a bordo, 2.747 em agência de viagens e 278 em portos. Em 2008/2009, foram 2.810 empregos a bordo, sendo 3.124 em agências e 250 em portos. Na temporada 2009/2010, que começou em outubro de 2009 e segue até o próximo dia 7 de maio, cerca de 4 mil trabalhadores foram empregados nos 18 navios que ficaram na costa brasileira– um aumento de 42% na oferta de vagas a bordo na comparação com a temporada anterior.
“Este número é praticamente 10 vezes maior quando contamos os empregos gerados em escritórios, agências de viagem, receptivos e nas cidades onde os navios fazem escala, pois nelas os navios repõem muitos dos insumos utilizados na operação. Na próxima temporada esperamos crescimento de 30% no número de rotas, o que aumenta em 15% a geração de vagas”, explica o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), Ricardo Amaral.
Para este ano, somente a Infinity Brazil, uma das maiores recrutadoras do país, seleciona novos tripulantes para 1.500 vagas em diversas áreas, como restaurante, bar, limpeza, recreação, fotografia, massagista, manicure e cabeleireiro. No último ano, a empresa foi responsável pela contratação de aproximadamente 2.000 jovens para os navios da Royal Caribbean, Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros e outros.
ABREMAR – A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos foi fundada em janeiro de 2006 para representar institucionalmente um dos segmentos mais promissores da indústria turística nacional: o turismo marítimo. Seu objetivo é trabalhar com afinco pela regulamentação dos Cruzeiros de cabotagem – entre portos do mesmo país. A entidade defende a modernização da infraestrutura portuária e contribui para a divulgação do Brasil como destino turístico no exterior. Atualmente, tem 19 empresas associadas, incluindo armadoras e operadoras de turismo no Brasil, entre elas Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros, CVC e Royal Caribbean. www.abremar.com.br
Assessoria de Imprensa