O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, e os secretários do ministério participam nos dias 5 e 6 de julho da Expo Xangai 2010, na China. O evento que tem como tema “Cidade melhor. Vida melhor” começou dia 1º de maio e conta com a participação de 191 países e 48 organizações internacionais.

O Pavilhão do Brasil, intitulado de “Cidades Pulsantes”, apresentará a diversidade humana e cultural das cidades brasileiras, o dinamismo de suas grandes metrópoles e de sua economia, com destaque para os setores de alta tecnologia, entre muitos outros.

O tema do fórum do ministério de Minas e Energia (MME) na Expo Xangai é “A energia que move as cidades Brasileiras”. As palestras devem ser ministradas pelo ministro e os próprios Secretários. O ministro apresentará a palestra Brazil: Energia Limpa e Renovável.

O secretário de Planejamento Energético, Altino Ventura Filho, falará sobre o Planejamento Energético e a Matriz Energética Brasileira. Já o secretário de Petróleo, Gás e Biocombustiveis, Marco Antonio Martins Almeida, ministrará sobre Biocombustível: Investimentos e Parcerias. O secretário de Energia Elétrica, Josias Matos de Araujo, falará sobre o programa Luz para Todos, enquanto o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Cláudio Scliar, apresentará as Políticas e Práticas da Mineração no Brasil, com destaque para as áreas urbanas. Integrantes da SGM/MME já se reuniram com representantes do setor mineral para discutir e programar a participação brasileira na feira.

Para o evento, serão realizadas atividades de posicionamento de imagem do Brasil, de promoção de comércio e investimentos, divulgação de destinos turísticos, apresentações de inovações tecnológicas e da competitividade brasileira, discussões técnico-científicas, e de disseminação de melhores práticas de política públicas brasileiras voltadas ao tema central da exposição.

A presença do Brasil, na feira mundial, também tem como objetivo mostrar a participação, convivência, problemas, alternativas e oportunidades de negócios e/ou trocas de informações sobre as atividades minerarias brasileiras diretamente relacionadas com as cidades. Haverá também fóruns para debater temas importantes, como água, energia renovável e mudanças climáticas.

A exposição mundial é organizada pela Bureau International des Expositions (BIE) no formato de feira de nações, realizada a cada cinco anos. A primeira exposição aconteceu em Londres, em 1851, apresentando ao mundo avanços tecnológicos e promovendo intercambio cultural. Atualmente, se realizam em intervalos regulares de cinco anos e têm duração de seis meses. Entre uma e outra, ocorrem as exposições internacionais, que duram três meses.

A exposição
Ocupando uma área de 5,28 km2, o Parque de Exposição inclui pavilhões de países e temáticos, locais para atividades culturais, centro de convenções para eventos variados e espaços de convivência: a coordenação da participação brasileira é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Alessandro Teixeira, foi nomeado Comissário Geral da Expo 2010, responsável pela realização do evento.

A organização do evento prevê cerca de 70 milhões de visitantes durante a exposição que termina no dia 31 de outubro. Somente no pavilhão brasileiro, espera-se a visita de cerca de 3 milhões de pessoas, sem contar o público que assistirá aos shows e seminários a serem promovidos pelo País nos espaços comuns da Expo.

MME