01. A Amazônia é nossa
O Espaço Cultural Conjunto Nacional apresenta, até o dia 26 junho, a exposição “A Amazônia é nossa”, reunindo trabalhos de 21 artistas plásticos de diversas regiões do país. Cada qual com sua visão, técnica e estilo eles mostram, através de suas obras, as belezas, as lendas, os povos e a destruição da Floresta Amazônica.
Os artistas têm como objetivo incentivar o respeito à natureza e a preservação ambiental através da arte. Por ser uma exposição itinerante, os trabalhos serão levados para outros estados com a finalidade de despertar na população a conscientização pela defesa do meio ambiente. O Espaço Cultural fica na Avenida Paulista, nº 2.073, em São Paulo.

02. Energia solar
Desde 2008, a empresa BrightSource, subsidiária da israelense BrightSource Industries e com sede na Califórnia (EUA) conseguiu uma série de acordos com grandes empresas estadunidenses, como a Pacific Gas & Eletric e a Southern California Edison, para a construção de 14 usinas solares no sudoeste dos Estados Unidos até 2016. Agora, com a entrada de novos investidores, a empresa conseguiu chegar ao valor de US$ 300 milhões, cerca de R$ 560 milhões.
Segundo o site CNET, o dinheiro vai ser utilizado para garantir os 2610 megawatts de energia sob contrato, além de ajudar nos planos da BrightSource de expansão internacional. A energia produzida nestas usinas seria capaz de abastecer centenas de milhares de casas do país – ou seja, dezenas de cidades pequenas ou alguma metrópole regional.

03. Energia limpa
O Ibama emitiu Licença Prévia ao Parque Eólico Minuano para geração de energia elétrica nos municípios de Chui e Santa Vitória do Palmar, no estado do Rio Grande do Sul. Com capacidade geração de 62 MW. O Parque Eólico será implantado em polígono irregular de 887,8 hectares abrangendo áreas nestes dois municípios.
O Brasil vem melhorando a infraestrutura de geração elétrica em grande parte com energia limpa, estamos em excelente posição em relação ao resto do mundo, 46% da matriz energética brasileira é renovável. Ao assinar a licença o presidente do Ibama, Abelardo Bayma, observou que o país é privilegiado, “tem uma matriz diversificada e de geração limpa. É sempre um mérito para o governo e para a população quando autorizamos um empreendimento como esse”.

04. Na gaveta
Enquanto o governo se mobiliza para construir a mega hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, de 11.233 megawatts (MW), outras 182 usinas estão na gaveta, sem previsão de construção, por causa de problemas ambientais, jurídicos e econômicos. Juntas, elas somam 10 mil MW de capacidade instalada, o equivalente a 25% da potência dos novos projetos de geração elétrica no Brasil (sem Belo Monte).
Os dados constam do último relatório de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e incluem hidrelétricas, termoelétricas e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs, de até 30 MW). Algumas delas estão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) desde a versão anterior, de 2007, como Tijuco Alto, Pai Querê e Cachoeirinha.